1-Emilie Durkheim, considerado o pai da Sociologia, trabalhou com o conceito de Anomia.
Nele, a sociedade poderia vir a adoecer caso as regras e normas deixassem de ser
cumpridas. Para tanto, de que forma o Estado deveria agir?
a) Tratar o indivíduo como alguém perigoso, incapaz de viver coletivamente.
b) Tratar o indivíduo como alguém que teve falhas em sua moralidade e assegurar que
seja ressocializado.
c) Perceber o Estado como o um ente externo, que apenas escreve e cumpre leis,
portanto, agiria mecanicamente.
d) Perceber o Estado como ressocializante do indivíduo, uma vez que tem como princípio
a racionalidade.
2.
Podemos perceber que para Durkheim, o Estado deve ser visto como um local de
liberdade. Isto se daria das seguintes formas, exceto:
a) Como a lei é fruto da sociedade, ele estaria apenas se submetendo aos seus atributos.
b) É a única hora em que podemos nos manifestar verdadeiramente, já que nos outros
setores, família, escola, religião... as regras já estão postas.
c) A lei por ser moral, fruto da moral coletiva, não tem qualquer relação com o indivíduo,
assim sendo, não se tem intenções morais sobre ele, desencarregando o Estado de
responsabilidades.
d) A liberdade em relação ao Estado se dá na medida em que a lei é a expressão da
vontade coletiva, portanto não nos oprime.
3. Max Weber, jurista, realmente participou da elaboração do Estado alemão. Para
demonstrar seu conhecimento definiu o Estado como "Homens dominando homens
através da violência legítima". Para ele, a relação do Estado com a sociedade deve ser
consentida, levando à dominação. "Para tanto, previu:
a)
A dominação tradicional, encontrada na Inglaterra, onde o medo exercido pelo
soberano faz com que os súditos sejam presos pelos costumes.
B) A dominação Carismática, sob a face de uma pessoa, que convence e
não necessita necessariamente de regras.
C) A dominação Burocrática, ou legal, que se apresenta através das leis, que apesar de
serem inseguras, são respeitadas sem nenhum critério racional.
D) A violência tratada pelos Estados, seja ele qual for, deve ser contestada,
segundo Weber por ser imoral.
4. Para entender o caráter dominativo, violento e punitivo do Estado Weberiano, devemos
entender que:
a) O Sujeito deve ser visto como superior à sociedade, pois os atos são consequências
das escolhas e decisões dos sujeitos.
b) A superioridade da sociedade se expressa quando um sujeito é levado à prisão
c) A racionalidade e legitimidade do Estado se dá no sentido das leis serem escritas por
um ente sobrenatural acima de qualquer suspeita.
d) Estando a violência presente em todos os setores da vida social, não podemos vê-la
como monopólio estatal, portanto, a punição é irrelevante.
5. Karl Marx observou o Estado como consequência dos interesses das classes dominantes.
Portanto, é incorreto afirmar:
a) O Estado legitima as leis que protegem os proprietários.
b) O Estado deveria ser mais forte para evitar a luta de classes.
c) Não é apenas no capitalismo que o Estado e as leis são hegemonia de uma classe.
d) É impossível existir um Estado neutro, que trabalhe igualmente para todos.
6. Destas qual a intenção não pertence aos interesses do Estado segundo Karl Marx?
a) Reproduzir e garantir o domínio daqueles que detém o poder econômico, pois a política
se submete à economia.
b) Moralizar a sociedade através de leis que beneficiem a coletividade, já que a
racionalidade é o fim último do Estado.
c) Promover direitos sociais garantindo que os proletários não o façam, evitando
pensamentos de transformação.
d) Garantir que as leis pareçam justas e equitativas generalizando os interesses e
fazendo com que exista uma ideologia dominante.
7-A qual dos autores, você acredita que pertença a seguinte frase: "Regra é, antes de tudo
gestão da vida cotidiana"
a) Durkheim
b) Weber
c) Marx
d) Maquiavel
Respostas
1- De que forma o Estado deveria agir na Teoria da anomia para Durkheim: b) Tratar o indivíduo como alguém que teve falhas em sua moralidade e assegurar que seja ressocializado.
2. Para Durkheim, o Estado deve ser visto como um local de liberdade, exceto: c) A lei por ser moral, fruto da moral coletiva, não tem qualquer relação com o indivíduo, assim sendo, não se tem intenções morais sobre ele, desencarregando o Estado de responsabilidades.
3. Para Weber, a relação do Estado com a sociedade deve ser consentida, levando à dominação. Para tanto, previu: C) A dominação Burocrática, ou legal, que se apresenta através das leis, que apesar de serem inseguras, são respeitadas sem nenhum critério racional.
4. Para entender o caráter dominativo, violento e punitivo do Estado Weberiano, devemos entender que: b) A superioridade da sociedade se expressa quando um sujeito é levado à prisão
5. Para Marx o Estado é visto como consequência dos interesses das classes dominantes. Portanto, é incorreto afirmar: b) O Estado deveria ser mais forte para evitar a luta de classes.
6. A intenção que não pertence aos interesses do Estado segundo Karl Marx: b) Moralizar a sociedade através de leis que beneficiem a coletividade, já que a racionalidade é o fim último do Estado.
7. O autor da frase: "Regra é, antes de tudo gestão da vida cotidiana" é: b) Weber
Estado e o poder para Marx, Weber e Durkheim
Anomia para Durkheim decorre da fragmentação das relações de trabalho e consequentemente das relações sociais, causando uma ruptura no padrão normal de comportamento dos indivíduos. Esse desvio corresponde ao aumento de crimes e suicídios, tidos como desvios de conduta.
Cabe ao Estado, reintroduzir os indivíduos que então, renunciam voluntariamente aos seus desejos desviantes. O Estado organiza moralmente a sociedade, garantindo a liberdade individual e a justiça social.
Weber previu o Estado impondo forças invisíveis de doutrinação e dominação:
- a tradicional: baseada na tradição
- carismática: na comunicação
- racional-legal: as leis, normas e regulamentos, que são criados e sancionados baseados na utilidade
Somente o Estado tem o direito do uso da força, impondo leis, regras morais e padrões de comportamento.
Para Marx, o Estado representa forças dominantes. A massa popular deveria ser responsável pelas decisões e o Estado seria extinguido.
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