19. Um pesquisador observou uma célula sanguínea em um microscópio e determinou seu tamanho. Ele adicionou água ao meio em que a célula estava e observou que, após certo tempo, ela aumentou de tamanho. Então, ele retirou água do meio, deixando-o mais seco, e percebeu que após certo tempo essa célula ficava de tamanho menor que a original. O que essas observações indicam sobre a célula? E sobre a membrana plasmática?
Respostas
As observações indicam que a membrana plasmática dessa célula é permeável à água, pois houve aumento do tamanho da célula por entrada de água. Indica também que a célula mantém seus solutos internamente, só ocorrendo movimentação de água para ocorrer o equilíbrio osmótico.
Osmose
É a movimentação de água através de compartimentos separados por membranas semipermeáveis. Essa movimentação sempre ocorre do meio menos concentrado para o mais concentrado, ou seja, do meio hipotônico para o hipertônico.
A célula sanguínea possui uma concentração interna. Quando colocada em meio isotônico, com mesma concentração que a interna, não ocorre entrada nem saída de água da célula.
Porém, quando ocorre a adição de água no meio externo ele fica menos concentrado que o interior da célula, ocorrendo osmose e a água entra na célula causando seu aumento de tamanho.
O oposto ocorre quando o meio externo fica mais seco, ele fica mais concentrado do que o interior da célula, por isso ocorre saída de água da célula, por osmose.
Veja mais sobre osmose: https://brainly.com.br/tarefa/11526212
#SPJ1