Respostas
a) Os animais ruminantes (bovinos, caprinos, ovinos, antílopes, etc.), se alimentam exclusivamente de vegetais (folhas). Assim possuem um sistema digestório adaptado para a digestão do carboidrato celulose. O aparelho digestório de um ruminante é formado por um conjunto de 4 câmaras (ou "estômagos"): rúmen, retículo, omaso e abomaso. A digestão mecânica é dividida em 2 etapas: na 1ª., o alimento é mastigado e enviado para o rúmen e o retículo; na 2ª, o bolo alimentar retorna à boca através de contrações (similares às que provocam o vômito), sendo novamente mastigado e posteriormente deglutido em direção ao omaso e abomaso. Mas ao longo do aparelho digestório coexistem bactérias e protozoários que processam a digestão química da celulose, o polissacarídeo responsável pela estruturação da parede celulósica das células vegetais, conferindo maior aproveitamento energético aos ruminantes.
Os cupins são insetos sociais que decompõem a madeira e o papel, que também são ricos em celulose. Mas o tubo digestório de um cupim não consegue digerir essa celulose por si. Esses insetos também têm microrganismos vivendo em seus aparelhos digestórios como bactérias que produzem celulase, a enzima que decompõe a celulose vegetal. Protozoários e fungos também podem viver em simbiose com os cupins e aproveitar a celulose ingerida por eles.
OBS.: Quanto aos demais animais que não digerem celulose, como nós os humanos, vale lembrar que esse carboidrato precisa fazer parte da dieta pois auxilia o trânsito intestinal (são as famosas fibras que ajudam a regular os intestinos).
b) Os alimentos ricos em carboidratos simples (como a glicose e a frutose) ou complexos (como a celulose e o amido) são basicamente os de origem vegetal e seus derivados. Isto porque carboidratos simples são formados durante o processo de fotossíntese, exclusivo dos vegetais clorofilados.
Exs. de alimentos ricos em carboidratos simples: frutas (uva, manga, maçã, pera, figo, laranjas, pêssego, goiabas, etc.), açúcar da cana (sacarose, o açúcar comum), mel e derivados, leite (galactose) e derivados;
Exs. de alimentos ricos em carboidratos complexos (polissacarídeos: amido, celulose e glicogênio): raízes (cenoura, mandioca, batata-doce, etc.), folhas (verduras), caules (batata inglesa, cebola, etc.), frutos (tomate, quiabo, berinjela, chuchu, etc.), sementes (pinhão, milho, feijão, arroz, etc.), farinhas em geral (de trigo, de milho, de mandioca - contém amido), fígado e carnes originadas dos músculos (contém glicogênio).
Espero ter ajudado.