• Matéria: Biologia
  • Autor: dryanrosario13
  • Perguntado 3 anos atrás

AIDS

uma explicação dos dois para eu fazer um seminário, pfvr me ajudem

Sintomas e falta de conscientização​

Respostas

respondido por: barrosluca97
0

A pessoa que se contaminou e convive com o vírus HIV é diagnosticada com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA em português/AIDS em inglês). O vírus ataca as células do sistema imunológico, o qual se enfraquece a ponto de não poder mais combater infecções oportunistas de doenças como gripes, covid-19, pneumonia, meningites e até alguns tipos de câncer. Uma das infecções mais comuns entre pessoas portadoras do HIV é a tuberculose que, a cada ano, é a causa de um terço das mortes nessa população.

Sintomas:

Nas primeiras 2 a 6 semanas depois de infectadas pelo HIV, algumas pessoas podem apresentar sintomas similares aos de uma gripe (febre, mal-estar prolongado, dor de garganta), gânglios inchados pelo corpo, manchas vermelhas na pele, dores nas articulações. Uma vez que estes sintomas iniciais desaparecem, estas pessoas  podem não sentir mais nada por muito tempo. Esse período é conhecido como "janela' e varia de 2 a 15 anos. Porém alguns infectados não apresentam sintoma algum até por muitos anos enquanto o vírus, vagarosamente, se replica (são os assintomáticos que, apesar disso, podem ir contaminando outras pessoas).

Conscientização e prevenção:

A única maneira de saber se alguém foi infectado pelo HIV é a partir da coleta de sangue. Por isso, é essencial que as pessoas façam o teste caso tenham sido expostas a uma ou mais formas de contágio: relação sexual (de qualquer tipo) sem o uso de preservativos, compartilhamento de agulhas e seringas, durante gestação, parto ou amamentação (transmissão vertical de mãe para filho). A detecção é feita através da dosagem dos anticorpos anti-HIV no sangue, por isso, o ideal é realizar o exame de 30 a 60 dias após a exposição. Quanto mais cedo  os anticorpos anti-HIV forem detectados, melhor o efeito dos coquetéis anti-AIDS, que contribuem para a qualidade de vida de quem é soropositivo. Saber precocemente do contágio pelo HIV não apenas aumenta a expectativa de vida do soropositivo, como também evita que o vírus seja transmitido a outras pessoas.

A prevenção e o combate ao preconceito são as melhores formas de se proteger contra o HIV, por isso, as recomendações, além da testagem, são: manter relações sexuais seguras com uso de preservativos, evitar multiplicidade de parceiros sexuais, evitar o uso de drogas, principalmente injetáveis, não compartilhar agulhas ou seringas usadas por outras pessoas, manter a vacinação em dia (com relação às doenças oportunistas porque ainda não há uma vacina contra a AIDS) e sempre buscar orientação médica em caso de dúvidas.

No Brasil, desde 1988, o dia 1º de dezembro é a data oficial para a conscientização sobre HIV e AIDS, o chamado dezembro vermelho. Mas deveria ser o ano todo.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares