Respostas
Resposta:
A Segurança Pública é uma das principais áreas do serviço público, pois garante paz e qualidade de vida aos cidadãos. Nesse sentido, faz-se necessário analisar a realidade da segurança pública, as melhores ações para garantir segurança à população e as possíveis realizações da Polícia Federal (PF) dentro de suas competências para proteger a sociedade.
De início, é importante destacar que a realidade da segurança pública no Brasil apresenta diversas falhas. Nesse sentido, a infraestrutura dos órgãos de segurança não é boa e carece de mais investimentos em tecnologias, principalmente para fomentar investigações. Outrossim, os presídios estão superlotados e não conseguem ressocializar os detentos.
Nesse contexto de crise, discute-se se a flexibilização do porte e da posse de armas melhora a segurança dos cidadãos. De acordo com pesquisas acadêmicas, a exemplo do “Atlas da Violência”, fica notório que o acesso facilitado às armas aumenta a criminalidade: a presença de mais armas circulando na sociedade contribui para que brigas banais terminem em mortes. Além disso, segundo dados da PF, cerca de 30% das armas apreendidas têm sua origem no mercado legal.
Por fim, a PF pode contribuir com uma segurança mais qualitativa por meio de suas diversas operações de fiscalização e de campanhas educativas. Essas ações auxiliam a defesa dos direitos fundamentais e coletivos, bem como a manutenção de uma sociedade mais pacífica e protegida.