Respostas
O poeta José Paulo Paes trabalha gradativamente o processo de construção poética, associando a imagem que os diamantes remetem ao nosso imaginário, paralelo à riqueza de nossa língua, portanto letra D.
Poesia
Manifestação artística em pinturas, esculturas e literatura que provoca sensações, emoções e sentimentos de quem a aprecia.
Essa expressão da arte é uma das mais antigas do mundo, tendo registros que datam 25 séculos antes de Cristo.
Uma das formas mais comuns de expressão de poesia, são os poemas. Tipo de escrita formada por versos. O verso corresponde a uma linha do poema e um conjunto de versos é chamado de estrofe.
O poema pode apresentar uma estrutura fixa, soneto, porém pode apresentar uma estrutura livre, como é o caso dos poemas modernistas.
Questão 119. Prova azul. Enem 2015
À garrafa
Contigo adquiro a astúcia
de conter e de conter-me.
Teu estreito gargalo
é uma lição de angústia.
Por translúcida pões
o dentro fora e o fora dentro
para que a forma se cumpra
e o espaço ressoe.
Até que, farta da constante
prisão da forma, saltes
da mão para o chão
e te estilhaces, suicida,
numa explosão
de diamantes.
A reflexão acerca do fazer poético é um dos mais marcantes atributos da produção literária contemporânea, que, no poema de José Paulo Paes, se expressa por um(a):
a) reconhecimento, pelo eu lírico, de suas limitações no processo criativo, manifesto na expressão “Por translúcidas pões".
b) subserviência aos princípios do rigor formal e dos cuidados com a precisão metafórica, como se em "prisão da forma".
c) visão progressivamente pessimista, em face da impossibilidade da criação poética, conforme expressa o verso "e te estilhaces, suicida".
d) processo de contenção, amadurecimento e transformação da palavra, representado pelos versos "numa explosão / de diamantes".
e) necessidade premente de libertação da prisão representada pela poesia, simbolicamente comparada à "garrafa" a ser "estilhaçada".
Aprenda mais sobre poemas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20455124
#SPJ4