Respostas
A alternativa a) é a correta. Maquiavel propunha que a idealidade e efetividade da moral dos governantes ao dizer a verdade pondo em risco todo o coletivo não é uma alternativa adequada pois a consequência não é somente individual.
Nicolau Maquiavel
Nicolau Maquiavel foi um filósofo renascentista florentino. Ele é reconhecido por sua importância nos fundamentos do pensamento político científico e moderno, pelo fato de seus textos falarem de Estado e governo como realmente são.
Maquiavel defende a existência de duas morais, uma pessoal, à qual todos devem obedecer, e outra política, que pertence apenas aos governantes políticos. Somente pessoas com moral política podem violar a ética pessoal, desde que seja para o bem comum dos povos governados.
Maquiavel propõe, como inovação na análise política, uma análise pragmática da dinâmica do campo. Assim, seu pensamento criticava o idealismo do pensamento político que prevalecia até então, baseado nas teorias clássicas, e abordava a moral política a partir de uma perspectiva pragmática.
A questão está incompleta, o enunciado completo é:
Para Maquiavel, quando um homem decide dizer a verdade pondo em risco a própria integridade física, tal resolução diz respeito apenas a sua pessoa. Mas se esse mesmo homem é um chefe de Estado, os critérios pessoais não são mais adequados para decidir sobre ações cujas consequências se tornam tão amplas, já que o prejuízo não será apenas individual, mas coletivo. Nesse caso, conforme as circunstâncias e os fins a serem atingidos, pode-se decidir que o melhor para o bem comum seja mentir.
texto aponta uma inovação na teoria política na época moderna expressa na distinção entre:
a) idealidade e efetividade da moral.
b) nulidade e preservabilidade da liberdade.
c) ilegalidade e legitimidade do governante.
d) verificabilidade e possibilidade da verdade.
e) objetividade e subjetividade do conhecimento.
Saiba mais sobre Maquiavel, aqui:
brainly.com.br/tarefa/6486886
#SPJ4