Relacione a política antidrogas dos Estados Unidos para a América Latina ao crescimento dos cartéis mexicanos a partir da década de 1980 e ao aumento da violência a partir de 2007
Respostas
Com a forte repressão às drogas promovida pelos Estados Unidos aos países latino americanos, os cartéis mexicanos funcionavam, para além de produtores, como intermediários, transportando a droga proveniente de outros países para os EUA, aproveitando-se da proximidade territorial.
O México como rota de passagem
A política de Guerra às Drogas adotada pelos Estados Unidos não se limitava ao seu território, expandindo-se para os países onde as drogas eram produzidas, com destaque para a Colômbia. Os EUA se apresentavam como principal consumidor de drogas durante os anos 1980, e o alto valor do dólar atraía a atenção de narcotraficantes.
Com as cargas colombianas e dos demais países latinos altamente monitoradas, o México se apresentou como importante rota de passagem das drogas, considerando a proximidade em relação aos EUA. Com isso, houve intenso crescimento dos cartéis mexicanos, favorecendo também o crescimento da violência.
Para saber mais sobre as relações entre violência e drogas, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/49695162
#SPJ1