Determine o domínio de cada função: a) f(x)= raiz de 3x-5 b) g(x)= 7 dividido por 2x - 6 c) h(x)= 1+x dividido por raiz de 6-3x d) m(x)= raiz de x-4 dividido por x-2 e) n(x)= 2 dividido por raiz de x - 3 f) p(x)= 5 dividido por raiz de x ao quadrado - 4x
Respostas
Explicação passo a passo:
O domínio de uma função são os valores que a incógnita x pode assumir.
a)
Veja que a função é uma raiz quadrada. No campo dos reais, não existe raiz quadrada de números negativos, então, ao colocarmos um valor para x, o resultado precisa ser maior ou igual a zero, nunca negativo.
Então, o domínio dessa função são os número reais maiores ou iguais a . Matematicamente: (X pertence aos reais tal que x é maior ou igual a 5/3).
b)
Nessa função, a incógnita está no denominador. Sabemos que, em uma fração, o denominador (o de baixo) não pode ser zero, pois divisões por 0 não estão definidas nos reais. Vamos primeiro descobrir qual o valor que zera a equação do denominador:
Ou seja, se x for igual a 3, a função do denominador é zero, o que não queremos. Então x precisa ser diferente de 3.
(x pertence aos reais tal que x é diferente de 3).
c)
A incógnita x está no numerador e no denominador. Para o numerador não há restrições. X pode ser qualquer número, inclusive zero e números negativos.
Para o denominador, temos uma raiz quadrada. Como vimos nas questões anteriores, o denominador não pode ser zero ou negativo (por causa da raiz), então ele precisa ser maior do que zero.
Ou seja, para que denominador seja positivo e maior do que zero, x precisa ser maior do que 2.
(x pertence aos reais tal que x é maior do que dois).
d)
Vamos olhar primeiro para o numerador. No numerador temos uma raiz, então o resultado precisa ser positivo, maior ou igual a zero.
Agora, no denominador, o resultado precisa ser diferente de zero. Vamos descobrir qual valor zera o denominador:
Então no denominador, x precisa ser diferente de 2.
Juntando as duas análises, temos que x precisa ser diferente de 2 e maior ou igual a 4. Então:
(x pertence aos reais tal que x maior ou igual a quatro).
e)
A incógnita está dentro de uma raiz no denominador, então o resultado precisa ser positivo e maior do que zero.
(x pertence aos reais tal que x é maior do que 3).
f)
A incógnita está dentro de uma raiz no denominador. Então, como já vimos, o resultado precisa ser positivo e maior do que zero. Porém a equação é uma de segundo grau. Para começar essa análise, vamos primeiro usar Bhaskara pra descobrir as raízes dessa função quadrática:
Ou seja, 4 e 0 são as raízes da função. Como já sabemos que o resultado não pode ser zero, x precisa ser diferente de 4 e 0.
Porém, o resultado não pode ser negativo. Vou deixar uma imagem em anexo mostrando como fiz a análise dos resultados negativos dessa função.
Pela análise, temos que:
(x pertence aos reais tal que x é menor do que 0 e maior do que 4).