1)
A década de 1980 é chamada tanto no Brasil como na América Latina como a "década perdida", especialmente no âmbito da economia. A queda da produção industrial que levou à estagnação de grande parte da indústria, consequentemente, levou ao desemprego, até então nunca visto na história brasileira. Paralelo a tudo isso, ainda tinha a questão política.
Pereira, Maria Lucimar. Zambon, Rodrigo Eduardo. Políticas setoriais e políticas setoriais contemporâneas. Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 160 p.
Em 1985 finda o Regime Ditatorial Militar, que perdurou no Brasil de 1964 a 1985, pelo menos oficialmente. Assim, inicia, neste período, a construção do processo de redemocratização do Estado de Direito Democrático. No que diz respeito ao Estado Democrático de Direito analise as afirmativas
I – vige um conjunto de leis.
II – todos os cidadãos são considerados iguais.
III – o Estado só pode atuar conforme o que está prescrito em leis.
IV – as pessoas são cidadãos.
V – todo cidadão tem seu direito garantido.
Indique a alternativa correta
Alternativas:
a)
Apenas I e II estão corretas.
b)
Apenas I e III estão corretas.
c)
Apenas II, III e IV estão corretas.
d)
Apenas I, II e IV estão corretas.
e)
I, II, III, IV e V estão corretas.
2)
O marco mais expressivo de participação popular brasileira originou no seio da resistência contra o regime a partir dos anos de 1970 e durante os anos de 1980. Neste contexto surgem novos movimentos populares que se reorganizam em torno das demandas urbanas, sendo que estes foram iniciados antes do golpe militar e fortalecidos na década de 1980 com a crise política, econômica e social.
Pereira, Maria Lucimar. Zambon, Rodrigo Eduardo. Políticas setoriais e políticas setoriais contemporâneas. Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 160 p.
Nesta ocasião, a participação em espaços políticos era totalmente limitada, em caso de discordar com o regime era impossível contar com espaços disponíveis e autorizados, entretanto, essas situações não impediram a exploração de espaços para além dos oficiais e controlados. A partir disso, uma multiplicidade de experiências participativas surgiu no seio da sociedade. As maiores reivindicações nesse período
Alternativas:
a)
eram por direitos sociais básicos, como educação, saúde, moradia, saneamento básico e condição de deslocamento, ou seja, transporte.
b)
eram por direitos jurídicos básicos, como educação, saúde, moradia, saneamento básico e condição de deslocamento, ou seja, financiamento de veículo.
c)
eram por direitos legais básicos, como educação, saúde, moradia, saneamento básico e condição de deslocamento, ou seja, financiamento de veículos.
d)
eram por direitos humanos básicos, como educação, saúde, moradia, saneamento básico e condição de deslocamento, ou seja, financiamento de veículos.
e)
eram por direitos humanos básicos, como educação, saúde, moradia, saneamento básico e condição de deslocamento, ou seja, transporte.
3)
Raichelis (2006) destaca que para chegar neste produto, houve uma participação em massa dos movimentos sociais formados por estudantes, trabalhadores, entidades sociais, partidos políticos, sindicatos e outros no período de sua elaboração, o chamado, período da Constituinte. Este processo de participação da sociedade passa a ganhar importante espaço também na própria Constituição, pois passa a ser uma diretriz e um direito a ser exercido pelos cidadãos brasileiros além de ganhar novos contornos e dimensões na esfera pública.
Pereira, Maria Lucimar. Zambon, Rodrigo Eduardo. Políticas setoriais e políticas setoriais contemporâneas. Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 160 p.
O processo de mobilização da sociedade que culminou na aprovação da Constituição Federal iniciou na década anterior, ou seja, na década de 1980, na contraposição ao regime ditatorial que acontecia no Brasil desde 1964 que se fortaleceu com o Movimento pelas "Diretas Já". Este último movimento foi um importante marco político pois movidas pelo desejo de voltar a eleger o presidente, milhões de pessoas ocuparam as ruas, praças e outros espaços públicos exigindo eleições diretas para presidente da República. Esse movimento caracteriza
Alternativas:
a)
processo da mobilização da sociedade.
b)
processo da consolidação da sociedade.
c)
processo da unificação da sociedade.
d)
processo da aliciação da sociedade.
e)
processo da motivação da sociedade.
Respostas
Resposta: Av1 - Políticas Setorias
1-E
2-A
3-A
4-C
5-E
Explicação: Passou no primeiro envio!
1) No Estado Democrático de Direito existe leis, igualdade, os direitos são garantidos pela constituição e o Estado deve agir conforme as leis. Letra E está correta.
2) As principais reivindicações eram por direitos sociais. Letra A está correta.
3) Esse movimento consiste no processo de mobilização da sociedade.
Estado Democrático de Direito
Os fundamentos do Estado Democrático de Direito são a cidadania, soberania, dignidade humana, pluralismo político e o poder emana do povo que o exerce elegendo representantes. O Estado é limitado pelos direitos do cidadão, garantidos na constituição.
Movimentos Sociais: são uma ação coletiva dentro de uma sociedade com objetivo de conquistar mudanças sociais e representatividade. Eles podem organizar debates e manifestações para fazer essas reivindicações e ganhar visibilidade.
Leia sobre a Ditadura Militar: https://brainly.com.br/tarefa/3593917
Democracia: https://brainly.com.br/tarefa/7283164
Movimentos Sociais: https://brainly.com.br/tarefa/28869229
#SPJ2