Enunciado:

A alavancagem das empresas sob cobertura do BTG Pactual chegou ao menor nível em 2021, 1,2 vez o Ebitda sobre a dívida líquida, ante 1,9 vez em 2020, após um pico de 2,9 vezes em 2015. O banco estima que neste ano o indicador deve ficar estável e cair para 1,4 vez em 2023.

Os analistas Carlos Sequeira e Osni Carfi escrevem que a queda na alavancagem das empresas, retirando os números de Petrobras e Vale, vieram de um forte crescimento de 44% no Ebitda, compensando uma alta de 19% na dívida líquida. Considerando números das duas gigantes, a razão deve cair para 1,1 vez neste ano.

O banco enxerga alguns setores ainda com alavancagem elevada, como aéreas, que tiveram alavancagem de 10,3 vezes em 2021 e devem fechar o ano com 4,7 vezes, o que aumenta a pressão da alta da taxa de juros em seus resultados.

Infraestrutura e bens imobiliários também tiveram alavancagem maior que 3 vezes em 2021, mas os analistas notam que setores mais resilientes e vendas previsíveis conseguem suportar uma alavancagem mais alta.

O conceito de alavancagem no âmbito das finanças, administração financeira, contabilidade, economia e afins, lembra a ideia de uma alavanca, na qual é possível aumentar expressivamente os ganhos mantendo a estrutura fixa.

Alavancagem corresponde a uma estratégia que emprega capital de terceiros ou diversos instrumentos financeiros para elevar a possibilidade de retorno de um investimento ou negócio. A alavancagem também pode estar relacionada com uma dívida feita para o financiamento de ativos.

Ela ainda tem relação com a operação de recursos financeiros maiores do que o próprio patrimônio de uma organização. Quando um negócio está alavancando, na verdade está multiplicando sua capacidade de fazer alguma atividade que não conseguiria antes se utilizasse somente seu capital próprio.

Obter recursos para uma alavancagem pode ser uma alternativa para uma empresa que está em ascensão, mas que não conta com capital de giro próprio necessário para fornecer sustentação a essa expansão. Nesse caso, conseguir recursos de terceiros por meio de financiamentos ou empréstimos empresariais pode ajudar o empreendimento a manter a expansão das atividades.

Considerando a situação-problema e a descrição citada acima, descreva sobre:
a) Grau de alavancagem negativa.
b) Grau de alavancagem modesta.
c) Grau de alavancagem em equilíbrio.
d) Grau de alavancagem operacional.


casolarasgada: CHAMA NO
NÚMERO: PARA ENVIAR O TRABALHO ➖➖➖➖➖****

➖ 6️⃣*1️⃣ ** 9️⃣ 9️⃣ 9️⃣ 5️⃣ 8️⃣ ** 5️⃣ 7️⃣ 9️⃣ 2️⃣
➖ - ➖ - ➖ - ➖-➖ - .➖ - ➖

Respostas

respondido por: magela1527
1

Resposta:

Grau de alavancagem negativa: essa forma de alavancagem pode ser obtida quando um aumento na receita bruta provoca uma queda no resultado operacional. Isso pode ocorrer em situações como: a margem de contribuição é negativa ou o crescimento da receita bruta é acompanhado pelo aumento das despesas fixas.

Grau de alavancagem modesta: essa forma de alavancagem pode ser obtida quando a empresa está em funcionamento com prejuízo e seus custos fixos estão acima do dobro da margem de contribuição. Nesse caso, um aumento na receita bruta pode colaborar para diminuir o prejuízo, mas em uma percentagem menor.

Grau de alavancagem em equilíbrio: essa forma de alavancagem pode ser obtida quando a empresa está em funcionamento com prejuízo e seus custos fixos são exatamente o dobro da margem de contribuição. Nesses casos, um aumento na receita bruta pode colaborar para diminuir o prejuízo, na mesma proporção.

Grau de alavancagem operacional: é o que ocorre na maioria dos casos, ou seja, um aumento ou uma diminuição da receita bruta gera um aumento ou uma diminuição do resultado operacional num percentual sempre maior.

Explicação:

Já na resposta.

Perguntas similares