Os números relacionados à violência cometida contra crianças e adolescentes impressiona no Brasil. Entre os anos de 1996 e 2004, foram recebidas 110.250 denúncias sobre algum tipo de violência perpetrada contra esses indivíduos (Violência física: 36.478; Violência sexual: 11.238; Violência psicológica: 17.171; Negligência: 44.890 e Violência fatal: 473). Podemos dizer, a partir desses dados que: Os dados de violência fatal não devem ser objetos de políticas públicas em virtude da sua pouca expressividade. A agressão física figura como o maior número entre os dados analisados em virtude da realização cultural do fenômeno. A violência sexual contra crianças e adolescentes é feita de forma exclusivamente em âmbito familiar, não derivando para a prática da prostituição. Violência psicológica é aquela cometida através de atos, gestos e palavras simbolizando formas de agressão. Os casos de violência por negligência são aqueles em que os pais cuidam em excesso dos filhos.
Respostas
respondido por:
0
Ao analisar os dados, acrescidos de nossos conhecimento sobre violência podemos dizer que a alternativa correta é a letra D.
Tipos de violência
No que tange a violência contra crianças e adolescente, vale a pena refletirmos sobre os tipos que sofrem este grupo:
- Abuso financeiro e econômico: Aqui se configura pelo uso de recursos financeiros e patrimoniais por parte dos pais, responsáveis ou tutores, sem o consentimento legal, e acabam por negligenciar as necessidades básicas para o desenvolvimento saudável.
- Adoção ilegal: Ato de registrar como filho criança ou adolescentes em nome de pessoas que não são seus pais biológicos ou que não atenderam ao procedimento estabelecido em lei.
- Aliciamento infantil online: convites e assédio de crianças e adolescentes por parte de conhecidos através de meios virtuais.
- Bullying: Prática violentas, intencionais e repetidas, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas.
- Cyberbullying: Bullying praticado por meio de comunidades, redes sociais, e-mails, torpedos, blogs e fotologs.
- Discriminação: Distinção, segregação, prejuízo ou tratamento diferenciado como justificativa suas características físicas, raciais, étnicas, gênero, crença, homossexualismo e origem social.
- Exposição de nudez (sexting): compartilhamento de mensagens e imagens de cunho impróprio para/por namorado(a), pretendentes e/ou amigos(as).
- Negligência e Abandono: Abandono, descuido, desamparo, desresponsabilização e descompromisso do cuidado por parte de pais, responsáveis ou tutores, por rejeição, descaso, indiferença, descompromisso ou desinteresse.
- Porn infantil: envolver uma criança em atividades sexuais explícitas reais ou simuladas, para venda, fornecimento, divulgação ou publicação, por meio virtual.Tortura: práticas que causam lesões físicas e mentais.
- Trabalho Infantil: No Brasil, o trabalho não é permitido sob qualquer condição até que se completem 14 anos. Entre 14 e 16 podem trabalhar na condição de aprendizes. Entre 16 e 18 anos, as atividades laborais são permitidas, exceto pernoite, insalubres ou perigosas.
- Tráfico de crianças e adolescentes: recrutamento, transporte, transferência, alojamento ou acolhimento de crianças e adolescentes, mantendo-os contra sua vontade para fins de exploração ou tráfico de órgãos.
- Violência Física: caracteriza-se por lesões, ferimentos, fraturas, hematomas, mutilações ou mesmo morte.
- Violência Institucional: Ação ou omissão de instituições, órgão públicos ou privados, de profissionais vinculados ao Estado que deveriam garantir a proteção.
- Violência Psicológica: ato cometido por pais, amigos, colegas, professores, tutores e ou autoridades de violência através de palavras, gestos, atitudes que tragam danos psicológicos, psíquicos e ou emocionais.
- Violência Sex: abuso ou exploração onde se utiliza a força, ameaça, sedução, com palavras ou com a oferta financeira, favores ou presentes.
Aprenda mais sobre a lei de proteção da criança e adolescente aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/24067498
#SPJ1
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás