• Matéria: Pedagogia
  • Autor: cleidem220
  • Perguntado 3 anos atrás

No século XIX, as liberdades e os interesses individuais começaram a ser questionados, uma vez que começaram a levar a conflitos e a colocar-se a favor de alguns poucos. Surgiram, então, movimentos reivindicatórios, pois os operários perceberam que conseguiam defender-se melhor dos abusos dos patrões se estivessem unidos. A administração pública, na tentativa de conter esses movimentos e manter a ordem social, também se fortaleceu. Cresceram, ainda, a indústria, a produção e o consumo em massa, diminuindo assim o espaço para as individualidades.


Esse contexto propiciou um campo fértil para o desenvolvimento da Psicologia, porque:



Percebeu-se a necessidade de uma ciência que descobrisse o funcionamento do cérebro e, então, permitisse a criação de mecanismos para controle das massas.



O fortalecimento da administração pública e a necessidade de manter a ordem social justificavam o estudo dos indivíduos, a fim de alcançar o bem-estar social com base na satisfação individual.



Fez-se necessário estabelecer uma ciência que desse conta da angústia gerada nos indivíduos ao perceberem sua subjetividade e, ao mesmo tempo, sua liberdade ilusória.



A administração pública precisava de uma ciência que analisasse a mentalidade do povo, a fim de compreender as massas e poder atender aos pedidos dos movimentos reivindicatórios.

Os movimentos reivindicatórios buscavam a compreensão do homem enquanto indivíduo. Com essa ciência, poderiam chantagear seus patrões para conseguir seus objetivos.

Respostas

respondido por: erilenemorar
0

Resposta:

Explicação:


thaisandyta22: FEZ-SE NECESSÁRIO ESTABELECER UMA CIÊNCIA QUE DESSE CONTA DA ANGÚSTIA GERADA NOS INDIVÍDUOS AO PERCEBEREM SUA SUBJETIVIDADE E, AO MESMO TEMPO, SUA LIBERDADE ILUSÓRIA.
Perguntas similares