V. Comente reflexivamente as frases: “A minha liberdade termina onde começa a do outro.” "Somente serei verdadeiramente livre quando o último homem tiver conquistado também a sua liberdade". Che Guevara.
Respostas
Resposta:
A primeira frase permeia o senso comum e pode ser ouvida saindo da boca das pessoas mais leigas. Provavelmente teve suas raízes na filosofia moderna, no estudo da ética e da liberdade individual. Atribuem essa frase a Herbert Spencer e ela significa que nós podemos fazer o que nós quisermos (liberdade), mas quando a nossa ação interfere no direito do outro de fazer o que ele deseja, essa liberdade deve ser limitada, pois a sociedade não poderia funcionar nessa guerra de interesses opostos.
A frase de Che Guevara inclui a liberdade própria na liberdade dos outros, como se a sociedade fosse um corpo só e que a liberdade de um depende da liberdade do outro. O que podemos pensar é até onde devemos chegar e o que vale para tentar garantir essa liberdade dos outros. Ela deve ser buscada a qualquer custo, independentemente dos meios? Outras questões muito mais complexas poderiam ser citadas: os homens são realmente livres? De que tipo de liberdade falamos? Aliás, o que é a liberdade? É possível que todos os homens sejam livres na mesma medida? Existem graus de liberdade? Essas são questões extensas demais para serem respondidas aqui, mas que devem ser levadas em consideração.