Irandé Antunes (2009) – afirma que não é possível pensar em língua como objeto isolado, ao contrário: é preciso observar suas condições de uso. Assim sendo, essa concepção de língua pensa no fenômeno linguístico a partir de suas intenções sociocomunicativas, observando as interações existentes entre seus interlocutores, além dos efeitos de sentido, seus contextos de uso, deixando, dessa maneira, de ser um signo contido de significado e significante e um amontoado de regras normativas.
FASCINA, Diego L. M. Linguagem, comunicação e interação. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2022.
A partir da leitura do fragmento acima e dos conhecimentos abordados no Material Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. De acordo com estudos recentes, a língua é compreendida como uma manifestação desvinculada de memórias afetivas ou de recordações compartilhadas com antepassados.
PORQUE
II. É função da língua, enquanto uma atividade de natureza sócio-cognitiva e dada suas circunstâncias históricas, promover a interação humana.
Respostas
respondido por:
0
Em relação à língua, podemos dizer que a asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Análise das afirmações sobre a língua:
- I - A primeira assertiva está ERRADA, dado que a língua é entendida como uma manifestação que tem sim vínculos com memórias afetivas ou de recordações compartilhadas com antepassados. A língua faz parte do processo de evolução ao longo dos tempos, e por isso pode-se afirmar que há registros.
- II - A segunda assertiva está CORRETA, visto que a língua possui como principal finalidade a promoção da interação humana, e por isso caracteriza-se como atividade de natureza sócio-cognitiva.
Veja mais sobre a língua:
https://brainly.com.br/tarefa/3215457
#SPJ1
Anexos:
respondido por:
0
Resposta: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás