• Matéria: História
  • Autor: medeeduardo85031
  • Perguntado 3 anos atrás

(unesp 2022) são características da reforma protestante e da contrarreforma católica, respectivamente, a) a criação do tribunal do santo ofício e a proibição da comercialização de perdões e indulgências. b) a rejeição da busca capitalista do lucro e a manutenção do dogma da infalibilidade papal. c) a defesa do celibato clerical e a decretação de uma listagem de livros proibidos. d) a justificação pela fé e o avanço do trabalho missionário e educativo. e) a condenação da usura e a defesa da livre tradução e interpretação dos textos religiosos.

Respostas

respondido por: vitomanoeli
1

A reforma protestante teve apoio de comerciantes e teólogos principalmente no Sacro Império Romano Germânico, o catolicismo cobrava impostos altíssimos na região para que se formassem padres. No contexto de reforma, o catolicismo iniciou a contrarreforma buscando educar as pessoas, como nos diz a alternativa D).

Reformas sociais na Europa do século XV

O contexto da reforma protestante vem contra os forte abusos tributários que ocorriam por parte da igreja ao Sacro Império Romano Germânico, no que diz respeito a formação de sacerdotes.

Quando a reforma se torna séria e recebe apoio de comerciantes, livre de amarras sociais de doutrina católica, enquanto seguindo a justificação pela fé, o catolicismo se vê na necessidade de realizar algo e inicia trabalhos missionários.

Para lermos mais sobre a Reforma Protestante: https://brainly.com.br/tarefa/29049590

#SPJ4

Perguntas similares