Certamente você já compreendeu a importância de capacitar e desenvolver o capital humano das organizações, afinal você está no caminho de se tornar um ótimo profissional de Recursos Humanos. Estamos na Era do Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e cada vez mais fica claro que as empresas que irão sobreviver aos desafios apresentados pelo mercado são as que não apenas valorizam o T&D, como também se esforçam para realizá-lo com criatividade e adequação aos objetivos da organização.
Desenvolver os colaboradores é desenvolver as equipes e também a organização como um todo. Por isso não é possível que T&D seja visto como despesa, e sim como investimento, alinhado ao planejamento estratégico da empresa e com um planejamento para sua execução da maneira mais efetiva.
Adaptado de VARGAS, Eudes Cristiano; MANTOVANI, Marcia Tathiane da Silva Ribeiro. Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas. Maringá: Unicesumar, 2018.
"Gamificação – do inglês gamification, é o uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, tornando conteúdos densos em materiais mais acessíveis, normalmente não associado a jogos. Do inglês gamification, essa metodologia inovadora tem como diferencial despertar um maior engajamento do público e facilitar a mensuração dos resultados da ação. Por esse motivo, esse método está cada vez mais presente em diversos processos de empresas e instituições de ensino, seja nos treinamentos corporativos e na fidelização dos colaboradores ou no fortalecimento da aprendizagem de estudantes — do ensino básico ao universitário.
Basicamente, gamification é uma forma de usar elementos comuns dos jogos em situações que não se restringem ao entretenimento. É utilizar a lógica e metodologias dos games para servir a outros propósitos, como tornar conteúdos complexos em materiais mais acessíveis, facilitando os processos de aprendizado — tudo isso de forma mais dinâmica do que outros métodos.
Nessa estratégia, vários elementos característicos de qualquer jogo — como um sistema de pontuação e ranking, um objetivo claro a ser alcançado, recompensas ao completar as missões — podem ser usados para atrair e engajar pessoas, promover o aprendizado e motivar determinadas ações do público-alvo. "
Disponível em:. Acesso em: 23 jun. 2022.
A gamificação está cada vez mais presente na realidade dos profissionais de RH quando pensam em formas de treinar e desenvolver as equipes de uma organização. É imprescindível que um bom Gestor de RH conheça e compreenda os possíveis usos dessa metodologia, e possa aplicá-la de forma a obter bons resultados.
Imagine agora que você é Gestor de RH de uma grande fabricante de veículos automotivos, e recebeu a incumbência de criar e aplicar um treinamento em segurança do trabalho para as equipes de produção, no formato gamificado. Sua tarefa nessa atividade, consiste em explicar o que é um treinamento em segurança no trabalho, e apresentar 1 (uma) ideia de gamificação para o mesmo, explicando o que será feito, como será feito e a justificativa para incluir esse item no seu treinamento
Respostas
respondido por:
1
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca de recursos humanos, podemos afirmar que o treinamento deve partir de um olhar ampliado sobre os setores da empresa, ou seja, os Recursos Humanos cuidam da organização dos funcionários, realizando uma gestão de pessoal.
Sobre a gestão de recursos humanos
A gestão de recursos humanos tem extrema relevância na organização de uma empresa, principalmente por estar diretamente relacionada à entrada e saída de funcionários.
No que tange aos profissionais de segurança do trabalho, estes devem atuar frente às normas da empresa e o treinamento deve passar pelas seguintes etapas:
- Orientação sobre os casos da empresa;
- Avaliação dos EPI's;
- Atividades práticas;
- Sinergia com os demais setores.
Saiba mais sobre recursos humanos em brainly.com.br/tarefa/11783797
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás