• Matéria: História
  • Autor: hannemannyasmin
  • Perguntado 2 anos atrás

“Tácito apresenta em sua narrativa que os sucessores de Augusto, ao longo de suas atuações, tornaram-se descontrolados, assim como Tibério que, embora fosse considerado um bom militar e com idade avançada, em alguns momentos apresentou ‘indícios de crueldade’. Para ele, a [Coisa Pública] não poderia depender da prudência do soberano, defendia a concessão de poderes entre o [senado] e o [imperador]. [...] Aos olhos do historiador, tratava-se de uma condenação às ações dos imperadores Tibério, Caio César, Cláudio e Nero que se tornaram tirânicos.”

OMENA, Luciane Munhoz; FUNARI, Pedro Paulo. Memória e esquecimento: narrativa sobre imperador e senado. História, Franca, v. 31, n.
1, p. 166.

A apresentação de Tácito sobre os imperadores romanos denota que uma das características desse cargo foi a

A
subordinação ao senado.

B
imprevisibilidade desses líderes.

C
participação popular na tomada de decisões.

D
paz existente durante as transições de governo.​​

Respostas

respondido por: izabellyr678
0

Resposta:

Letra B: A imprevisibilidade desses líderes

Explicação:

No texto Tácito fala que os sucessores de Augusto estavam ficando descontrolados, assim como Tibério. Apenas por esse trecho já podemos concluir que ele estaria falando sobre a imprevisibilidade desses líderes. E como ele diz que que defendia a concessão de poderes entre o senado e o imperador, logo eu entendo que o imperador não se subordinava ao senado, tirando a possibilidade de ser a letra A. A letra D também não poderia ser, pois as transições de governo não eram pacíficas em Roma, e como Roma era um império, apenas o imperador que tomava as decisões, sem interferência.

Perguntas similares