Para o preparo de uma solução de ertapenem sódico na concentração de 20 mg/mL, qual é o volume de solução fisiológica necessário para a obtenção dessa concentração, lembrando que o frasco-ampola do ertapenem contém 1g do fármaco?
Alternativas
A
10 ml.
B
25 ml.
C
50 ml.
D
100 ml.
E
250 ml.
Respostas
Resposta:
Serão necessários 50 mililitros de Soro Fisiológico.
A alternativa correta é a alternativa C.
Explicação:
Quando nós falamos de Concentração de Soluções, estamos nos referindo à quantidade de Soluto presente em uma determinada quantidade de Solvente.
Reportando-nos à Concentração, é possível identificar a relação que há entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente na solução.
A Tarefa nos apresenta a concentração de um medicamento, ertapenem sódico, de 20 miligramas por mililitro, que corresponde à Concentração Comum, que nada mais é do que a relação estabelecida entre a massa do soluto e o volume da solução.
A fórmula que determina a Concentração Comum é assim expressa:
Sendo:
- C = concentração comum, em gramas por litro (g/L) ou em miligramas por mililitro (mg/mL);
- m = massa do soluto, em gramas (g) ou em miligramas (mg);
- V = volume da solução, em litros (L) ou em mililitros (mL).
Dados da Tarefa:
- C = 20 mg/mL;
- m = 1 g.
Como podemos observar, as unidades de medida de concentração e de massa são diferentes. Então, vamos realizar a conversão da massa, de grama para miligrama:
- 1 grama do fármaco equivale a 1.000 miligramas.
Agora, com as unidades de medida de concentração e de massa expressas em miligramas, vamos determinar o volume necessário de Solução Fisiológica para a diluição de 1 grama do fármaco e obter a concentração de 20 miligramas por mililitro:
Portanto, serão necessários 50 mililitros de Soro Fisiológico.
A alternativa correta é a alternativa C.