Comumente, o cidadão tem dificuldade para compreender o cotidiano da política, isto é, quais são as ações rotineiras que vão influenciar a vida das pessoas, como o valor dos impostos, a contrapartida do Estado em realizar obras e aperfeiçoamentos na administração pública, o preço do combustível, do arroz, do feijão, da água, entre outros. Tudo isto fica ainda mais complicado quando falamos de corrupção, desvios de verbas públicas e a possível "mordomia" que os políticos brasileiros, em geral, têm. VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2022 (adaptado). A partir da leitura do texto abordado em "Política" no Material Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas
Respostas
O cidadão não entende onde estão os aperfeiçoamentos na administração pública. Para o cidadão "comum" a dificuldade na política está nas leis políticas, leis estas que trabalham com os impostos que enviamos ao estado, além de impostos que não nos fazem sentido. Assim, podemos assinalar a alternativa 5.
A política no Brasil ainda está distante do cidadão
Embora nosso método de democracia seja representativa, e escolhamos os representantes, ainda está longe de nós o que queremos de fato, visto que os impostos elevados nos afastam poder aquisitivo e geralmente as explicações que nos vem não fazem total sentido a nós.
Como o brasileiro comum não possui no currículo escolar matérias de administração, contabilidade ou economia geral, as decisões políticas neste meio, tornam-se um objeto de total obscuridade.
Complemento da questão — assertivas e alternativas
A partir da leitura do texto abordado em “Política” no Material Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- I. A compreensão da política, em seu significado e conhecimento mais simples, naquilo que envolve as ações do dia a dia e que modifica a vida, ainda é de difícil entendimento para o cidadão.
PORQUE
- II. A política está em tudo. Está envolta em todas as ações cotidianas, das mais simples, como o valor dos impostos, o preço do combustível e dos alimentos, até das ações mais complexas, como a corrupção, desvios de verbas e outras mazelas cometidas pelos políticos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
- As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
- As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
- A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
- A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
- As asserções I e II são falsas.
Para lermos mais sobre administração pública: https://brainly.com.br/tarefa/3776157
#SPJ4