A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) atualmente é o principal referencial teórico para a prática docente do profissional de Educação Física no Ensino Fundamental. Em uma perspectiva macro, este documento norteador da educação básica dita quais os conteúdos, organizados em unidades temáticas e objetos de conhecimento que o docente deverá problematizar ao longo dos anos iniciais e finais desta fase da escolarização.
Ciente disso, analise as seguintes sentenças:
I. O professor de Educação Física que irá atuar no Ensino Fundamental precisa considerar, ao elaborar seu planejamento didático, que durante essa fase da escolarização há proeminentes mudanças não somente de cunho físico, mas também emocionais, psicológicas e afetivas nas crianças e nos adolescentes. Assim, sua prática pedagógica precisa estar voltada a minimizar os desafios enfrentados pelos alunos não somente na transição da Educação Infantil para os anos iniciais, ou do anos finais para o Ensino Médio, mas também ajudá-los no processo de adaptação da mudança dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental.
II. Durante os anos finais do Ensino Fundamental, em especial do 8.° e 9.° anos, o professor de Educação Física, ao problematizar os conteúdos, tem em mãos um amplo leque de possibilidades (unidades temáticas), que vão desde àquelas abordadas nos anos iniciais (brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças e lutas), com o acréscimo da unidade temática de práticas corporais de aventura.
III. De acordo com a BNCC, as unidades temáticas que devem ser problematizadas durante os anos iniciais do Ensino Fundamental são: brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças e lutas. Nesta fase da escolarização, a ludicidade é a chave para o docente abordar os diversos conteúdos, uma vez que as crianças, principalmente do 1.° ano do Ensino Fundamental, encontram-se ainda em fase de adaptação, tendo em vista sua mudança da pré-escola para o Ensino Fundamental.
IV. O professor de Educação Física, por ensinar seus conteúdos, principalmente por intermédio do movimento humano, acaba por despertar nos alunos uma maior proximidade e abertura ao diálogo quando comparado aos demais colegas da instituição escolar. Esse fator influencia sobremaneira em sua prática docente, que deve apresentar intencionalidade pedagógica, não se sujeitando mais a uma educação física à mercê do rola a bola ou da separação das atividades pedagógicas de acordo com sexo, e/ou opcional adesão dos alunos.
Agora, selecione a alternativa correta que apresenta afirmações acerca da prática pedagógica do professor de Educação Física durante o Ensino Fundamental.
A.
As afirmativas I e II estão corretas.
B.
As afirmativas I e III estão corretas.
C.
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D.
As afirmativas II e IV estão corretas.
E.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Respostas
Resposta: As afirmativas I, III e IV estão corretas.
Explicação:
A docência do profissional de Educação Física no Ensino Fundamental precisa ter intencionalidade pedagógica, não se sujeitando mais a práticas de outrora que ainda enfatizam a pouca importância creditada a este campo profissional e disciplina curricular (aulas rola a bola, aulas separadas por sexo ou com opcional participação dos alunos a determinadas atividades pedagógicas, etc.).
Além disso, cabe mencionar que o professor de Educação Física deverá considerar o que dispõe a BNCC para esta fase da escolarização, na qual deverão ser problematizados conteúdos específicos para os anos iniciais em detrimento de outros direcionados aos anos finais.
Na prática, durante os anos iniciais, o docente deverá abordar de forma lúdica as brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças e lutas.