Conforme destacado por Severino & Silva (2011) “[...] a formação do professor é um fator fundamental, pois impacta sobremaneira em um dos eixos básicos da tarefa escolar: formar futuros cidadãos de uma sociedade”. Ciente disso, confira a seguinte situação-problema:
Experiente docente na área da educação física escolar, professora Amélia atua há mais de 15 anos na rede pública de ensino da Paraíba. Ela reconhece o valor de sua formação inicial, porém admite suas limitações que não abarcam todas as possibilidades de práticas pedagógicas e, por isso, para ela, sempre é tempo de “reformar-se”, a partir da formação continuada. Ano passado, por ocasião da comemoração do dia do profissional de Educação Física (01/09), professora Amélia participou de um curso de extensão universitária que abordou as contribuições e exigências da BNCC para o Ensino Fundamental.
Confira a seguir um trecho da palestra que a docente assistiu:
Agora, selecione a alternativa correta que apresenta a unidade temática e um exemplo de atividade pedagógica na qual o professor de Educação Física, durante suas aulas no Ensino Fundamental, conseguiria contemplar a competência n.° 5 da BNCC para essa fase da escolarização.
A.
Unidade temática de esportes de precisão; atividade pedagógica de salto em distância.
B.
Unidade temática de danças no contexto comunitário e regional; atividade pedagógica de festa junina.
C.
Unidade temática de esportes de marca; atividade pedagógica de corrida de revezamento.
D.
Unidade temática de práticas corporais de aventura; atividade pedagógica de corrida de orientação.
E.
Unidade temática de dança; atividade pedagógica de balé com a participação de toda a turma.
Respostas
Resposta: Unidade temática de dança; atividade pedagógica de balé com a participação de toda a turma.
Explicação:
O professor de Educação Física, ao problematizar os conteúdos indicados pela BNCC para esta disciplina curricular durante o Ensino Fundamental, deve considerar quais as competências que pretende desenvolver entre os escolares.
Dentre as 10 competências prescritas pela BNCC, a competência n.° 5: identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes, pode ser abordada, por exemplo, por intermédio da unidade temática de dança, especificamente ao tratar de atividades pedagógicas que no imaginário popular são mais restritivas a determinado sexo, caso do balé clássico.