De acordo com Guarnieri (2005) “é no exercício da profissão que se consolida o processo de tornar-se professor”. E, de fato, a docência é uma prática profissional desafiadora nos dias atuais. Por vezes, nem sempre valorizada tanto dentro quanto fora da escola, o profissional de Educação Física que atua em ambiente escolar precisa não somente reconhecer seu papel no Ensino Fundamental, mas aliar a especificidade de seu trabalho pedagógico, práticas pedagógicas que tenham como foco as competências que este componente curricular precisa contemplar nesta fase da escolarização. Sendo assim, faça a leitura do texto a seguir e, na sequência, escolha a alternativa correta.
No Brasil, a educação básica abarca diferentes etapas do processo de escolarização, desde a Educação Infantil, perpassando o Ensino Fundamental e Médio. É, por sua vez, o _____________________ a etapa mais longa dos estudos, atualmente subdividido em anos iniciais e anos finais. Dentre os documentos norteadores da educação nacional destaca-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que rege em uma perspectiva macro tudo o que será ensinado na escola. Na educação física escolar as práticas corporais atreladas a cultura estão organizadas em _______________, cada qual com seus objetos de conhecimento.
Durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, o professor de Educação Física deverá valer-se da ___________________ para problematizar as práticas corporais. Nessa fase, a prioridade é oportunizar para as crianças as seguintes unidades temáticas: brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças e lutas.
Já nos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente durante o 8.° e 9.° anos, além das unidades temáticas acima mencionadas, sendo destas subtraída apenas a unidade temática de brincadeiras e jogos, mais voltada às crianças, os adolescentes deverão vivenciar as práticas corporais de aventura __________ e natureza.
A.
Ensino Fundamental; campos de experiências; brincadeira; esportiva.
B.
Ensino Fundamental; unidades temáticas; ludicidade; urbana.
C.
Ensino Fundamental; objetivos de aprendizagem; brincadeira; local.
D.
Ensino Fundamental; unidades temáticas; brincadeira; regionais.
E.
Ensino Fundamental; campos de experiências; ludicidade; urbana.
Respostas
Resposta: Ensino Fundamental; unidades temáticas; ludicidade; urbana.
Explicação:
Quando o assunto em questão é a docência, em especial do profissional de Educação Física, é preciso considerar a especificidade de sua disciplina curricular em cada etapa do processo de escolarização. No Ensino Fundamental, etapa mais longa dos estudos, o docente é chamado a problematizar as práticas corporais engendradas na cultura.
Para as crianças que acabaram de sair da pré-escola e adentraram os anos iniciais do Ensino Fundamental, a chave de leitura para a problematização dos conteúdos é a ludicidade. Assim, o docente deverá ensinar não somente as requeridas brincadeiras e jogos, mas também as danças, lutas, ginásticas e esportes. Já durante os anos finais do Ensino Fundamental, apesar de ser subtraída a unidade temática de brincadeiras e jogos, é acrescida, por sua vez, a unidade temática de práticas corporais de aventura urbana e natureza, especificamente voltada aos alunos do 8.° e 9.° anos.
Resposta:
Resposta: Ensino Fundamental; unidades temáticas; ludicidade; urbana.
Explicação:
O AVA me deu a resposta depois de eu fazer a avaliação!