Respostas
Queremos encontrar o valor da seguinte integral:
A solução desta integral é dada pelo método da substituição trigonométrica, a substituição trigonométrica consiste na substituição de certas expressões através do uso de funções trigonométricas. No cálculo, a substituição trigonométrica é uma técnica para avaliar integrais, uma vez que as identidades trigonométricas podem ser usadas para simplificar certas integrais que contêm expressões radicais.
Para começar, vamos relembrar o teorema de Pitágoras, o teorema de Pitágoras é uma premissa matemática que nos permite calcular o comprimento dos lados de um triângulo retângulo, que são cateto oposto (CO), cateto adjacente (CA) e hipotenusa (H). Esses três lados podem ser calculados por estas três fórmulas:
Observe que o integrando se parece com a mesma expressão que nos permite calcular a hipotenusa de um triângulo retângulo de acordo com Pitágoras, então as medidas dos três lados do nosso triângulo retângulo são iguais a:
De acordo com nosso triângulo retângulo, o que fazemos é simplificar nossa integral usando funções trigonométricas fundamentais em um triângulo retângulo, o que vamos fazer é mudar a integral em relação à variável x para uma integral em relação à variável θ. As identidades trigonométricas de um triângulo retângulo são:
Existem duas funções trigonométricas que se destacam para a solução do nosso problema, essas funções trigonométricas que vão se destacar para a solução da nossa integral é a secante e a tangente já que com a ajuda da secante podemos substituir a expressão com a raiz para uma função trigonométrica mais simples e com a tangente podemos encontrar uma expressão equivalente a x e podemos derivar para encontrar uma expressão equivalente a dx mas em relação ao ângulo θ.
Substituindo o valor de cada variável em nossa expressão, obtemos a seguinte integral que é muito mais simples do que resolver a integral original:
Veja a solução desta integral no link a seguir: brainly.com.br/tarefa/51143921
Fazendo a substituição: