Já a lógica dos princípios não é a do “tudo ou nada”, devendo haver um balanceamento de valores diante do caso concreto. Veja o seguinte julgado do STF:
A superação dos antagonismos existentes entre princípios constitucionais – como aqueles concernentes à liberdade de informação (que não se reveste de caráter absoluto, posto que inexistem, em nosso sistema jurídico, direitos absolutos), de um lado, e à preservação da honra, de outro - há de resultar da utilização, pelo Poder Judiciário, de critérios que lhe permitam ponderar e avaliar, “hic et nunc”, em função de determinado contexto e sob uma perspectiva axiológica concreta, qual deva ser o direito a preponderar no caso, considerada a situação de conflito ocorrente, desde que, no entanto, a utilização do método da ponderação de bens e interesses não importe em esvaziamento do conteúdo essencial dos direitos fundamentais (STF, AI nº 595.395/SP, rel. Min.
Celso de Mello, julgado em 20.06.2007, DJe 03.08.2007).
Dessa forma, explique o que vem a ser o princípio instrumental da unidade hierárquico- normativo; o da concordância prática, o do efeito integrador e o da conformidade funcional.
Respostas
Sobre os princípios de interpretação da Constituição:
1) o princípio da unidade hierárquica-normativa significa que a Constituição deve ser interpretada como uma unidade harmônica;
2) o princípio da concordância prática significa que a interpretação deve ser feita de modo a evitar o sacrifício de direitos em colisão;
3) o princípio do efeito integrador significa que a interpretação deve promover a integração política e social; e
4) o princípio da conformidade funcional estabelece que o intérprete da Constituição não pode subverter o esquema de organização funcional estabelecido pelo constituinte originário.
Quais são os princípios de interpretação da Constituição?
O Supremo Tribunal Federal utiliza os seguintes princípios no momento de interpretar as normas da Constituição:
- Unidade da constituição;
- Efeito integrador;
- Máxima efetividade;
- Conformidade funcional ou justeza;
- Concordância prática ou harmonização;
- Força normativa da Constituição;
- Interpretação conforme à Constituição.
Para saber mais sobre interpretação constitucional, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/51082716
#SPJ1
A S.A pode te ajudar com o seu trabalho acadêmico, trabalho de conclusão de curso, nivelamento, cursos complementares, estágio supervisionado, desafio nota máxima, dentre outras atividades.
Como? (65) 99206 55 42