• Matéria: História
  • Autor: Laianaaaaaa5599
  • Perguntado 3 anos atrás

Considerando que a ergonomia visa a adaptação dos ambientes e sistemas de trabalho para a atividade que nele é realizada, a humanização e uma produtividade melhor acontecem se o espaço projetado estiver em acordo com as necessidades previstas tanto para a atividade em si quanto para o usuário. Eficácia, portanto, tem relação com o planejamento dos espaços voltados para o trabalho com foco nos usuários do local. Diante desse entendimento, os estudos ergonômicos devem considerar os aspectos ambientais, sociais e institucionais para que seja criado um espaço de trabalho produtivo. Dentre diversos elementos constituintes de uma ambientação, a questão sonora é muito importante, visto que um bom desempenho acústico do espaço mantém a satisfação do usuário, evita a fadiga e aumentam a sensação de agradabilidade do ambiente. Adaptado de: RIBEIRO, A. C. ; PIETRO, P. ; SEGALA, V. Z. ; EHRHARDT, J. ; GAKLIK, É. S. Ergonomia: estudo de caso no escritório de uma construtora. Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, Cruz Alta, v. 5, n. 1, 2017, p. 241-248. Disponível em: revistaeletronica. Unicruz. Edu. Br/index. Php/eletronica/article/viewFile/241-248/pdf_126. Acesso em: 29 jul. 2021. Dessa maneira, a seguir, avalie as asserções e a relação proposta entre elas. I. Sons e ruídos são considerados estímulos, esses estímulos têm relação com a audição humana. É possível considerar que a compreensão sobre os ruídos por um indivíduo seja algo subjetivo, no entanto, é considerado ruído todo e qualquer som que incomode e que possa causar algum tipo de problema, seja físico ou emocional. Por que II. Para que um estímulo auditivo seja considerado ruído, deverá ter como característica uma intensidade, medida por decibéis, maior que 50 decibéis, pois os ruídos que alcançam esse número da tabela de medidas convencionada pela sociedade são ruídos altamente nocivos à saúde humana e devem ser evitados. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta

Respostas

respondido por: gabipquintana
0

Podemos afirmar que diferente do que consta na II, para um estímulo ser considerado ruído ele deve ter intensidade inferior ou igual a 50 decibéis, pois quando o valor é acima a 50 decibéis ocorrem incômodos auditivos e estes podem ser prejudiciais para a nossa saude. Sendo assim, a alternativa correta a 3.

Sobre a ergonomia auditiva no ambiente de trabalho

Devemos compreender que a ergonomia auditiva pode estar muitas vezes, totalmente interligada com as questões sonoras no trabalho. Os ruídos que são consideravelmente altos quando se fazem presente no ambiente de trabalho, provocam distração, desatenção e muito estresse, influenciando de maneira direta na saúde auditiva das pessoas, podendo causar problemas auditivos sérios com o tempo.

  • É essencial que a empresa tenha um controle em relação à poluição sonora, bem como com os limites de intensidade dos ruídos presentes no ambiente de trabalho pois estes afetam a saúde dos colaboradores.

Aprenda sobre ergonomia em brainly.com.br/tarefa/20622450

#SPJ4

Perguntas similares