A Marcha da Família com Deus pela Liberdade foi o começo do fim do mandato de João Goulart como presidente do Brasil. Aproveitando-se desse movimento, forças políticas e do exército se deslocaram de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, fato que mobilizou líderes militares em todo o país. O golpe civil-militar para assumir o comando nacional estava pronto.
Sem apoio militar, após o golpe, João Goulart se viu forçado a
a) organizar um contragolpe.
b) submeter-se aos generais.
c) pedir intervenção dos EUA.
d) exilar-se em terras uruguaias.
Respostas
Resposta:
d) exilar-se em terras uruguaias.
Explicação:
Pouco tempo depois de ser obrigado a deixar o governo, João Goulart viu suas bases de apoio fragilizadas e, diante da repressão dos novos governantes, se exilou em Montevidéu, no Uruguai. Ele não tinha intenção de se submeter aos desmandos dos ditadores militares e não pôde pedir intervenção política dos Estados Unidos, visto que os EUA estavam apoiando o golpe civil-militar por receio de supostos interesses em comum entre o governo de João Goulart e os soviéticos
Resposta:
Alternativa D = exilar-se em terras uruguaias.
Explicação:
No dia 1º de abril de 1964, o Congresso Nacional declarou, ilegalmente, vaga para a Presidência da República, enquanto Jango ainda estava em território nacional. Sem apoio militar, Jango exilou-se no Uruguai. O governo foi entregue ao general Castelo Branco. Iniciava-se uma violenta ditadura civil-militar que se estenderia por 21 anos.