Texto 1
O professor é um mediador entre a criança e o mundo, e neste sentido, tem um importante papel a cumprir visando proporcionar às crianças experiências significativas que possam contribuir para o seu desenvolvimento, suas aprendizagens e bem-estar. A maneira como ele exerce seu papel imprime marcas profundas nas interações e relações estabelecidas, assim como no clima emocional da escola, da sala de aula e das crianças com as quais trabalha.
(UNIMES, Aula 13_O Professor, a organização dos ambientes e seus objetivos, 2020).
Texto 2
O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade
(BRASIL. Ministério Da Educação. Conselho Nacional De Educação (CNE). Câmara De Educação Básica (CEB). Resolução nº 5: Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 17 dez. 2009, Art. 3º).
Texto 3
O papel do adulto assume uma centralidade diferente:
Se exprime, primeiramente, no ato de projetar o espaço com tal organização que acolha as potencialidades das crianças;
Se ocupa, sucessivamente, em monitorar, através da observação e da documentação, a relação entre as crianças e o ambiente organizado, d modo a propor ajustes constantes que acompanham a evolução das relações individuais e coletivas: esta, de fato, é explicitada e caracterizadas através do tempo de permanência, do grau de conhecimento do sentimento de pertencimento que as crianças desenvolvem em relação ao contexto educacional.
O papel do adulto se distancia definitivamente do animador e mais ainda daquele que distrai e socorre crianças carentes e incapazes de superar os obstáculos; se aproxima, no entanto, do papel de pesquisador constantemente envolvido na criação de condições nas quais se deve experimentar as possibilidades, considerando que as crianças são os principais atores aos quais se deve liberar potencialidades e protagonismo.
(ZINGONI, Sara. Ser protagonista desde o início: as crianças a experiência do nido. In.: FORTUNATI, Aldo. A abordagem de San Minuato para a educação das crianças: Protagonismo das crianças, participação das famílias e responsabilidade da comunidade por um currículo do possível. Pisa: Edizioni ETS, 2016. p. 64-5.).
A partir das informações apresentadas acima e das discussões elaboradas no Fórum, apresente uma proposta prática que articule o protagonismo infantil e o papel do professor, explicando como você compreende que nessa proposta há essa articulação.
Observação:
Sua resposta deve ter dois tópicos:
1) Proposta prática: Título e desenvolvimento (como deve ser realizada)
2) Explicação: como essa prática articula o protagonismo infantil e o papel do professor.
Seu texto precisa ser autoral, ou seja, não deve conter cópia de trechos ou ideias de outros textos. Se algum trecho ou ideia for imprescindível à sua resposta, utilize citação e não esqueça de apresentar Referências.
Respostas
respondido por:
0
1) Sugestão de título da proposta pedagógica: "Explorando os seres vivos".
Desenvolvimento: conduzir a turma ao pátio ou a uma praça, onde, em duplas, os alunos deverão escolher uma de duas observações:
- Observar insetos trabalhando, como por exemplo formigas.
- Descrever uma planta, incluindo a cor, o caule ou a altura.
Depois, em aula, farão um desenho sobre o que descobriram e falarão para os colegas em uma roda.
2) A prática busca estimular a criatividade infantil e, ao mesmo tempo, a socialização em duplas, aproveitando a dinâmica de troca de ideias que se forma entre os pequenos.
- O professor facilita o processo, acompanhando o que as duplas estão fazendo e dando sugestões ou, eventualmente, respondendo a perguntas quando houver uma dúvida.
- O ponto principal é que as crianças serão as protagonistas da exploração.
- A sugestão inclui observação de plantas, para o caso de algumas crianças terem medo dos insetos.
O conhecimento exploratório e a apropriação
A proposta sugerida leva em consideração que a apropriação do conhecimento é essencial em qualquer atividade de aprendizagem.
- Uma das formas mais efetivas de apropriação é o conhecimento ativo, aquele que surge da prática, da experimentação e das hipóteses.
- É isto que se busca com a exploração proposta às crianças, e calcada na interação entre as duplas.
Continue aprendendo sobre pedagogia aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/4260565
https://brainly.com.br/tarefa/52777662
#SPJ1
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás