Imagine que você é assistente social de um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de um município de médio porte próximo à capital do Amazonas, localidade que tem recebido um número muito grande de imigrantes venezuelanos.
Respostas
Resposta:
Explicação:
O assistente social pode trabalhar com as famílias de migrantes no sentido de favorecer a sua organização em grupos, de forma que juntos possam sentir-se mais fortalecidos para lutar por direitos e encontrar recursos para enfrentar os desafios que vivenciam no cotidiano.
Por meio da mobilização desse grupo, podem ser oferecidos espaços que favorecem a integração por meio do desenvolvimento de atividades socioculturais e que resgatem valores e culturas do país de origem, além do estímulo para a realização de atividades conjuntas, as quais podem ser geradoras de renda. Sendo assim, um dos primeiros aspectos a serem considerados para o trabalho junto aos migrantes é conhecer o perfil das pessoas atendidas, pois reconhecer suas habilidades e potencialidades é fundamental para o planejamento do trabalho, especialmente no que se refere à futura inclusão desses imigrantes no trabalho local. Por isso, faz-se necessário propor o desenvolvimento de ações que sejam de fato efetivas para a inclusão social e produtiva dessa população. Tal aspecto é importante uma vez que muitos imigrantes têm diploma de nível superior.
O desenvolvimento de ações conjuntas também pode ser complementado com a participação de profissionais de diversas áreas, os quais podem colaborar com o fortalecimento desses indivíduos, contribuindo com a sua emancipação.