Principais características das três necessidades psicológicas básicas da autodeterminação: a necessidade de autonomia, de competência e de estabelecimento de vínculos
Respostas
Resposta:
A necessidade de autonomia compreende os esforços do indivíduo para ser a causa, perceber-se na origem de suas ações com o intuito de determinar o próprio comportamento. As pessoas autônomas acreditam naturalmente que são capazes de realizar uma atividade por vontade própria e não por pressões externas. Este sentimento de liberdade possibilita a satisfação dos seus próprios interesses e a livre consideração da relevância ou importância, para si mesmas, dos valores sociais, morais ou de costumes.
Explicação:
A necessidade de competência está relacionada à tendência da pessoa para se sentir capaz de interagir satisfatoriamente com o seu meio, obtendo uma sensação de segurança, confiança e eficiência no desenvolvimento das ações. Ela reflete a necessidade de sentir-se eficaz, autoconfiante no seu esforço e na sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos.
A necessidade de pertencimento, também entendida pela expressão vínculo, diz respeito ao esforço para estabelecer relações interpessoais seguras e duradouras, a preocupação com o outro e, de modo concomitante, ao sentimento de que o outro também demonstra confiança, respeito mútuo, ligação verdadeira enfim.
Resposta:
A principal característica da autonomia está relacionada ao desejo de sentir a
propriedade sobre o comportamento de alguém.
Já no que se refere a competência temos como característica a necessidade do
indivíduo se sentir eficaz e alcançar grandes resultados.
Para finalizar iremos destacar também a última necessidade básica sendo esta o
estabelecimento de vínculo que consiste no desejo de se sentir aceito e
conectado com os outros.
Explicação: