a) No início do século XX, o governo brasileiro amparou-se em pesquisas de cunho etnocêntrico para sustentar a ideia de que a nação estaria em melhores condições sociais e econômicas com a completa exclusão da população negra. O texto menciona a ideia de que a raça negra seria extinta no Brasil, pensamento defendido pelo poder público no início da República brasileira. Avalie essa ideia, explicando como o racismo é um obstáculo à consolidação da democracia.
Respostas
O pensamento etnocêntrico das teorias raciais como a eugenia e o darwinismo social promoveram ações como as de tentativa de embranquecimento acontecido no Brasil. Através dessa técnica, a sociedade brasileira passaria a ser mais desenvolvida. A perpetuação dessas teorias raciais influenciou no enraizamento do racismo, que impede a consolidação da democracia através da exclusão de uma parcela significativa da população.
Racismo e Democracia
O racismo é um aspecto enraizado na sociedade brasileira. Isso quer dizer que, por mais que se tente negar ou alegar a sua superação, é uma característica intrínseca à população, mesmo que construída socialmente. Isso quer dizer que as pessoas não nascem racistas, mas que a estrutura existente na sociedade influenciará o pensamento racista.
Sendo estrutural, o racismo se torna um dos principais vilões para a efetivação da democracia no país, uma vez que com a continuidade da discriminação, da promoção das desigualdades sociais e com o genocídio da população negra e periférica os ideais democráticos jamais poderão ser efetivados.
Exclusão e discriminação são conceitos que não condizem com uma realidade democrática. Sendo assim, enquanto existir a crença de que pessoas brancas são superiores às negras, a democracia nunca estará implementada em sua plenitude.
Entenda mais sobre Racismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12489026
#SPJ1