• Matéria: Pedagogia
  • Autor: spdaiane
  • Perguntado 3 anos atrás

TEXTO I

No século XVII ocorreu uma revolução espiritual que foi chamada de crise da consciência europeia. Ao opor à ciência contemplativa um saber ativo, o indivíduo não se contentava em “saber por saber”, como um simples espectador da harmonia do mundo, mas desejava “saber para transformar”.

(ARANHA, M. L. A. História da Educação e da Pedagogia: Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2006, p. 152)



TEXTO II

O valor da ciência moderna não é teorético, especulativo, metafísico, mas empírico e técnico. Tal era também o pensamento do grande fundador da ciência moderna, Galileu Galilei, que afirmava ser o objeto da ciência não as essências metafísicas das coisas, e sim os fenômenos naturais, experimentalmente provados e matematicamente conexos.
Da relação dos textos acima, é CORRETO inferir que:


o valor da ciência moderna, da técnica e da experimentação como fundamentos para a construção do conhecimento e acesso à verdade colaborou com a instituição de um saber ativo voltado para a transformação da realidade.


o saber contemplativo, profundamente marcado pelas questões de fé, prevaleceu sobre a intenção reformista do século XVII, fortalecendo a tendência da moral e da religião na construção da harmonia social.


a nova visão de homem e de mundo gerada no século XVII não modificou as bases do saber que, profundamente contemplativo, revelou as essências metafísicas como objeto primordial da ciência.


ao opor à ciência um saber ativo, a filosofia moderna redimensionou o campo da religião como fundamento para a construção do conhecimento das essências metafísicas das coisas.

o saber contemplativo, revelador das essências metafísicas, polarizou, de um lado, a moral cristã e, de outro, a tendência à laicização, impondo-se como ideal de tolerância.

Respostas

respondido por: anafernandezaqui
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Resposta:

o valor da ciência moderna, da técnica e da experimentação como fundamentos para a construção do conhecimento e acesso à verdade colaborou com a instituição de um saber ativo voltado para a transformação da realidade.

Explicação:

corrigido pelo AVA

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