Respostas
era, tudo criado lá (na Ilha). Era o contrário, a gente trazia as coisas tudo pra cá (para a cidade) pra vender. Já hoje a gente está é comprando aqui pra levar pra lá (Ilha). É complicado”. (Vazanteiro, Ilha de Pau de Légua, 2010)
Os vazanteiros estão localizados às margens e nas ilhas do Rio São Francisco, na região norte de Minas Gerais, território que anteriormente era habitado por indígenas que foram massacrados e expulsos, para ser então ocupado por grandes fazendas para extração de minério e pedras preciosas, criação de gado e agricultura de larga escala. Essas fazendas utilizavam mão de obra escrava e nelas o poder do dono da fazenda era absoluto.
Com a abolição da escravatura as fazendas entraram em declínio e a população camponesa foi tomando conta do território, a princípio em terras menos férteis nas áreas montanhosas e nas margens de rios, porém ampliando o uso da região conforme a necessidade de sustento das famílias que começavam a formar comunidades com características específicas, os vazanteiros sendo uma delas