O Brasil inicia sua trajetória no sistema de cotas adotando políticas afirmativas para dois grupos. Quais são eles?
Respostas
O Sistema de Cotas brasileiro teve início com a adoção de cotas para estudantes de escolas públicas, por volta dos anos 2000. Um ano depois, foi determinado por uma nova lei que, dentre as vagas destinadas para a escola pública, metade deveria ser destinadas à estudantes negros e pardos. Foram estes, portanto, os primeiros grupos contemplados pela política afirmativa.
Qual a importância das Cotas?
As cotas fazem parte do sistema de políticas afirmativas implementadas pelo Brasil a partir dos anos 2000. São conhecidas normalmente pelo termo "cotas raciais", mas para além delas, existem cotas de cunho social também, que não levam somente a questão racial em consideração.
No Brasil, os tipos de cotas ofertadas englobam provas de vestibulares, o ENEM e também as provas de concursos públicos. Os grupos sociais contemplados pelas cotas atuais são: pardos, negros e indígenas, que fazem parte das cotas raciais, e estudantes de escola pública com renda mensal de até 1,5 salário-mínimo, além de pessoas com deficiência, que compõe as cotas sociais.
A importância das cotas raciais e sociais está na promoção da igualdade e, principalmente, da equidade de oportunidades. É uma ferramenta implementada pelo Estado a fim de garantir o ingresso de pessoas em situação de desvantagem estrutural nas Universidades e no mercado de trabalho.
Entenda mais sobre as políticas afirmativas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12173564
#SPJ9