• Matéria: História
  • Autor: josequeiroz71
  • Perguntado 3 anos atrás

Há muitas razões para acreditarmos que o protestantismo norte-americano, não obstante carregar consigo a herança da Reforma Inglesa, teve seu DNA próprio. Influenciados pelo puritanismo misturado com o pietismo, crendo no calvinismo, mas acolhendo o arminianismo, os cristãos reformados da Nova Inglaterra consolidaram-se de forma peculiar e, de certa maneira, redesenharam o Cristianismo Reformado em tantas outras partes do mundo tempos depois. AZEVEDO, I. B., AMARAL, L. D. História da Igreja II. Maringá-PR.: UniCesumar, 2018, p. 103. A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que o protestantismo norte-americano: Alternativas Alternativa 1: Manteve de maneira rígida e sistemática todos os ideais puritanos, fato que resultou em certo enrijecimento dessa teologia. Alternativa 2: Foi majoritariamente influenciado pelo anabatismo, na medida em que os mesmos se dedicaram a realizar o que lhes havia sido impossível na Inglaterra. Alternativa 3: Teve sua história de formação nos Estados Unidos em quatro períodos, os quais foram marcados pela emergência do neopuritanismo no seu formato wesleyano. Alternativa 4: A maioria dos protestantes da Nova Inglaterra era formada por congregacionalistas e separatistas que tinham abrigado a esperança de manter a ordem estabelecida a partir da Igreja. Alternativa 5: Pode ser considerado um amálgama. Isso se dá em grande parte pelo terreno fértil encontrado em tal território por parte das sociedades missionárias, que realizaram seu ideário, em associação aos ideais liberais.

Respostas

respondido por: doutorx2012
4

Resposta: Alternativa 4:

A maioria dos protestantes da Nova Inglaterra era formada por congregacionalistas e separatistas que tinham abrigado a esperança de manter a ordem estabelecida a partir da Igreja.

Explicação: resposta pagina 104 - A maioria dos puritanos da Nova Inglaterra era formada por congregacionalistas não-separatistas que tinham abrigado a esperança de reformar a partir de dentro a Igreja da Inglaterra e sentiam que era precisamente isto que estavam fazendo na América.

Perguntas similares