A situação geopolítica atual, na qual está inserido o conflito entre Ucrânia e Rússia, tem gerado inevitáveis menções à Guerra Fria. A partir da leitura da reportagem, podemos afirmar que essas comparações são A) incorretas, pois a Guerra Fria convencional nunca terminou e, além disso, os Estados Unidos não conseguiram alcançar a hegemonia mundial após o fim da URSS. B) infundadas, pois a Guerra Fria terminou definitivamente com o fim da URSS e possibilitou a hege- monia incontestável dos Estados Unidos até os dias atuais. C) infundadas, pois o conflito atual envolve somente a Ucrânia e a Rússia e na Guerra Fria os conflitos armados envolviam diretamente os Estados Unidos e a URSS. D) pertinentes, pois a Segunda Guerra Fria tem como principais potências rivais os Estados Unidos e China, do mesmo modo como ocorreu na Guerra Fria tradicional. E) pertinentes, pois as disputas que ocorreram durante a Guerra Fria ainda permanecem latentes na geopolítica internacional
Respostas
A alternativa correta é a E, pois a atual guerra entre Rússia e Ucrânia possui elementos oriundos da Guerra Fria finalizada em 1989. A Ucrânia era um dos países da União Soviética e ficou independente há 33 anos e convive com conflitos identitários desde então.
Relação histórica entre Rússia e Ucrânia
A relação entre Rússia e Ucrânia é mais antiga do que a Guerra Fria. O território ucraniano foi o berço do Império Russo, ainda na Alta Idade Média. Moscou, por exemplo, só foi criada no século XII.
Além disso, a Ucrânia como conhecemos hoje não existia no período medieval, e tanto o leste quanto o oeste do país se desenvolveram a partir de imersões culturais diferenciadas, o que complica ainda mais a questão identitária.
A Ucrânia é um país com boas condições naturais, possuindo a terra mais fértil da Europa e produzindo, ali, mais da metade de todos os cereais consumidos no continente.
Desde a Revolução Russa, em 1917, boa parte do leste europeu foi dominada pela União Soviética, e a Ucrânia passou a ser pressionada desde o início, mas manteve algumas autonomias, como o ensino de ucraniano nas escolas.
Após a Segunda Guerra Mundial, a URSS se expandiu e a Ucrânia se tornou peça chave na política econômica stalinista, ainda que não houvesse uma absorção completa da identidade ucraniana pela soviética.
Sobre a Guerra Fria, confira: https://brainly.com.br/tarefa/9220903
#SPJ2