Diante das grandes mudanças ocorridas no processo produtivo capitalista, a dinâmica de ocupação das cidades foi alterado pela intensa migração de trabalhadores vindo do campo, esta realidade impactou diretamente a proporção de mão de obra ociosa e, por consequente, os salários oferecidos pelas empresas. Não se pode desvencilhar esta questão de uma profunda ação interventiva no Serviço Social.
A partir destas colocações, em vista do tema da mão de obra e salário na produção capitalista, analise as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) Com o aumento da mão de obra nas cidades há uma iniciativa das empresas na qualificação dos trabalhadores.
( ) Com a maior oferta de mão de obra os salários tendem a diminuir e os trabalhadores obrigados a aceitar condições adversas.
( ) A mão de obra migrada do campo não impactou a realidade produtiva das indústrias nas cidades, pois eles têm outras qualificações e inserção diversa no processo produtivo.
( ) A mão de obra oferecida pelos indivíduos que veem do campo impacta de forma negativa a realidade dos trabalhadores urbanos, pois cria uma disputa de classes.
( ) O Serviço Social não se dirige às demandas dos trabalhadores vindos do campo, pois se concentra na questão social, majoritariamente urbana.
A seguir, marque abaixo a alternativa que apresenta a sequência correta de afirmativas verdadeiras e falsas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: F V F F F
Explicação: A migração de mão de obra dos campos para as cidades faz cria um “exército de mão de obra excedente”, ou seja, há muita oferta de mão de obra, o que faz precarizar a oferta de vagas de emprego e as próprias condições de emprego, pois os proprietários se aproveitam desta grande oferta de mão de obra para baixarem os salários, isso faz aumentar a questão social, o que por sua vez está diretamente ligado à ação interventiva do profissional do serviço social.
nayarasalina17:
F V F F F e a correta.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás