• Matéria: Português
  • Autor: aartskids
  • Perguntado 3 anos atrás

Levando em consideração as especificidades da crítica sociológica, Antonio Candido reflete sobre o valor demasiado dos fatores externos darem mais sentido ao texto do que o próprio instrumento textual em si e, a partir disso, suas implicações literárias e sociais. Dessa forma, analise o excerto a seguir:

aventa a possibilidade de o valor e o significado da obra serem relegados em benefício da explicação sociológica, tornando o dado exógeno ao texto literário o verdadeiro motor da análise. No entanto, no mesmo ensaio, Candido reconhece perceber uma atitude de mudança, por parte dos teóricos e dos críticos, na constituição do método, qual seja, o do estudo do elemento social na obra não mais como uma relação de condicionamento meio-obra (sendo a obra, desta forma, uma ilustração de determinadas dinâmicas sociais), mas numa perspectiva de “interiorização” do elemento social como elemento estruturador da obra (NETO, 2007, p. 18)



Fonte: NETO, M. L. A. A sociologia da literatura: origens e questionamentos. Entrelaces. 2007. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/entrelaces/article/view/4517. Acesso em 21 jun. 2022.




Tomando como base o trecho em questão e as características da Crítica Sociológica comparadas ao movimento Formalismo Russo, analise as asserções a seguir, e a relação proposta entre elas:



A análise feita do texto literário pelo Formalismo Russo, que considera o texto em seu interior é muito menos problemática e íntegra, portanto melhor do que aquela feita pela Crítica Sociológica, que considera o texto em seus aspectos externos e sociais,

PORQUE

os fatores externos acabam por influenciar negativamente a compreensão da obra em sua totalidade, fazendo com que o texto seja menos valorizado enquanto produto da literatura em seus aspectos sociais e culturais.



Analisando as asserções anteriores, conclui-se que:

a.
A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.

b.
As duas asserções são falsas.

c.
As duas asserções são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

d.
As duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

e.
A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.


aartskids: As duas asserções são falsas. Conferido pelo AVA.

Respostas

respondido por: jessidant
4

Resposta: b. As duas asserções são falsas.

Explicação: Corrigido pelo AVA.

Perguntas similares