a) Com base nas suas informações sobre essa situação trabalhista, é possível determinar o nexo causal ocupacional? Justifique sua resposta. b) Descreva a sua conduta como fisioterapeuta do trabalho em relação ao laudo pericial desse trabalhador.
Respostas
Resposta:
a)A análise sobre o nexo de causalidade costuma ser feita nas reclamatórias trabalhistas, mediante perícia técnica
Explicação:
Nesses casos, um perito nomeado pelo juiz faz uma avaliação do caso para determinar se existe relação entre a atitude da empresa ou as condições de trabalho e o acidente sofrido pelo empregado.
Resposta:
Padrão de resposta esperado
a) É possível determinar o nexo ocupacional, pois a incapacidade laboral foi gerada após o acidente de trabalho, que gerou queimaduras e lesão ligamentar e de menisco, cujo período de recuperação foi mínimo, não respeitando a plena recuperação de capacidade funcional do trabalhador, que não teve alta fisioterapêutica.
b) A existência de nexo causal é comprovada entre a patologia ortopédica e a panela com alimentação em alta temperatura que caiu sobre os membros inferiores do trabalhador, caracterizando o acidente de trabalho sofrido. Por esse motivo e pelos resultados de avaliação fisioterapêutica com alegação de incapacidade funcional temporária, como fisioterapeuta do trabalho, é possível alegar no laudo que o trabalhador está incapacitado para exercer sua atividade laboral. Sendo confirmada a limitação da amplitude dos movimentos de flexão e extensão do joelho direito e marcha claudicante no exame de capacidade funcional, gerando quadro de desconforto e instabilidade ao andar, deve-se então solicitar o restabelecimento do pagamento do auxílio-doença acidentário.
Explicação: