Nem todas as moléculas são capazes de atravessar a membrana plasmática livremente; para tanto, algumas precisam ter seu transporte mediado. Em relação à permeabilidade de membranas, marque a alternativa correta.
A. Todas as pequenas moléculas, como os gases O2 e CO2 e os íons, conseguem atravessar a bicamada lipídica por difusão simples.
B. Em relação ao etanol, considera-se que a membrana plasmática é permeável; em relação à água, no entanto, considera-se que a membrana é parcialmente permeável.
C. Pequenas moléculas carregadas, como o ATP, têm capacidade parcial em atravessar a membrana plasmática de forma independente de transportadores de membrana.
D. Moléculas polares e não carregadas, como aminoácidos e glicose, têm capacidade parcial de atravessar a bicamada de fosfolipídeos.
E. Todas as moléculas apolares conseguem atravessar a bicamada de fosfolipídeos.
Respostas
Resposta:
B. Em relação ao etanol, considera-se que a membrana plasmática é permeável; em relação à água, no entanto, considera-se que a membrana é parcialmente permeável.
Explicação:
Algumas pequenas moléculas polares são capazes de atravessar com facilidade a membrana, mas outras têm capacidade limitada. A água é um exemplo de molécula cuja bicamada lipídica é parcialmente permeável. Os gases e as pequenas moléculas não carregadas, como o etanol, são capazes de atravessar a bicamada lipídica com facilidade considerável. Íons, por mais que sejam pequenos, são carregados e, portanto, não são capazes de atravessar a bicamada. Moléculas grandes e polares, mesmo que com carga total neutra, têm enorme dificuldade de atravessar a bicamada de fosfolipídeos. Moléculas muito apolares têm a tendência de ficar retidas no interior hidrofóbico da bicamada.