já foi abordada a consciência como algo do ser humano individualmente. A consciência é a resposta da pessoa para si mesma. Considerando exemplos de conflitos entre consciência e lei, analise as opções a seguir: I- Greves. II- Segurança nacional. III- Taxas e impostos. IV- Ética médica. V- Furar a fila. Assinale a alternativa CORRETA: A) As opções I, II e III estão corretas. B) As opções I, II e V estão corretas. C) Somente a opção I está correta. D) As opções II, III e IV estão corretas.
Respostas
Resposta:
Explicaç000ão:
Resposta: As opções I, II e III estão corretas
1 - Greve - Correto
2 - Segurança Nacional - Correto
3 - Taxas e Impostos - Correto
4 - Ética Médica - Falso
5 - Furar a Fila - Falso
Explicação:
os conflitos entre consciência e lei podem surgir, como alguns
exemplos apresentados na obra de Camargo (1999):
● Greves: existem duas situações:
1) se a greve for da sua categoria, você se encontrará no dilema de querer ou não participar, muito embora, nem sempre a
situação lhe dará escolha;
2) se a greve não for da sua categoria, você poderá ser afetado diretamente e assim ser licenciado de um serviço, mesmo que você não concorde com a motivação do movimento, como na greve dos trabalhadores de transporte público.
● Segurança nacional: impedem a liberdade de associação e toda população pode sentir-se privada do seu direito de ir e vir livremente sem sentir-se vigiada.
● Taxas e impostos: arrecadação proposta para melhoria do bem comum, embora, por vezes, pode qualquer cidadão colocar em dúvida se essa aplicação é feita adequadamente.
Esses conflitos apresentados por Camargo (1999) representam situações
que podem levar à desordem da sociedade, uma vez que ela pode perder a credibilidade no Estado e nas leis.
Entretanto, para cada tomada de decisão, seja em aderir à greve ou licenciarse do direito de ir e vir por uma causa maior ou contestar a aplicação dos recursos financeiros do Estado, toda manifestação e movimentação deve ter a consciência ética como condutora ou refreadora da ação escolhida.
Resposta correta, corrigido pelo AVA.