As atuais políticas de saúde mental brasileiras originam-se de mobilizações e lutas de usuários, familiares e trabalhadores, visando mudanças no cenário de exclusão e aprisionamento das pessoas com transtornos mentais. Tal processo de reivindicação e participação popular ganha força na década de 80 e resulta na Reforma Psiquiátrica (RP) brasileira. COSTA, Pedro Henrique Antunes da; COLUGNATI, Fernando Antonio Basile; RONZANI, Telmo Mota. Avaliação de serviços em saúde mental no Brasil: revisão sistemática da literatura. Ciência
Respostas
A extinção de manicômios e a asseguração dos direitos de pessoas com transtornos mentais, passam a marcar o início das lutas pela reforma psiquiátrica no país. Identificamos a alternativa correta como a número 1) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Início da reforma psiquiátrica no Brasil
A partir da década de 70 podemos assistir ao início da reforma psiquiátrica no país, com o objetivo de estabelecer um fim para a violência praticada em manicômios.
O Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental, surge assim no ano de 1978, como porta-voz das violências praticadas, criticando o conhecimento existente e assistência hospitalar prestada, para pessoas com transtornos mentais.
Assim passam a ser efetuadas modificações que visam a integração de saberes, valores culturais e sociais, que visam o desenvolvimento de uma rede de cuidados que atue como substituta do hospital psiquiátrico.
'Sua pergunta está incompleta, mas muito provavelmente sua pergunta completa era ...'
Quanto a trajetória da saúde mental no Brasil, avalie as asserções abaixo:
I. O ano de 2001 apresenta um passo muito importante, pois é quando ocorre a criação da lei que discorre sobre os direitos e proteção das pessoas com transtornos mentais.
PORQUE
II. Através do Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental, se passa a construir a denúncia de manicômios.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
- Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
- Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
- Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
- Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
- Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Entenda mais sobre saúde mental aqui: https://brainly.com.br/tarefa/15736675
#SPJ4