• Matéria: ENEM
  • Autor: mariavitoria1622
  • Perguntado 3 anos atrás

Uma conversação de tal natureza transforma o ouvinte

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

Entendendo a troca de informações, baseada na conversação, onde temos o caráter filosófico como base, auxiliam o leitor a entender que a sustentação utilizada por Sócrates, está fundamentada no método dialético. Letra B.

O objetivo nesse diálogo era gerar o "parto" das ideias

Logo, a dialética socrática se dividia entre a ironia e a maiêutica, onde existia um profundo debate entre os posicionamentos distintos e aqueles defendidos.

Portanto, a dialética pode ser observada como uma forma de diálogo utilizada para questionar um argumento e pauta-lo em uma estrutura, por isso, não devemos confundir a dialética com o senso comum em hipótese nenhuma, pois enquanto um se baseia nos conhecimentos passados por outras gerações sem embasamento científico, a dialética utiliza dos instrumentos científicos para ser construída.

Completando:

Uma conversação de tal natureza transforma o ouvinte; o contato de Sócrates paralisa e embaraça; leva a refletir sobre si mesmo, a imprimir à atenção uma direção incomum: os temperamentais, como Alcibíades, sabem que encontrarão junto dele todo o bem de que são capazes, mas fogem porque receiam essa influência poderosa, que os leva a se censurarem. É sobretudo a esses jovens, muitos quase crianças, que ele tenta imprimir sua orientação. BRÉHIER, E. História da filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1977. O texto evidencia características do modo de vida socrático, que se baseava na

A contemplação da tradição mítica.

B sustentação do método dialético.

C relativização do saber verdadeiro.

D valorização da argumentação retórica.

E investigação dos fundamentos da natureza.

Mais sobre a filosofia:

https://brainly.com.br/tarefa/15126132

#SPJ4

Perguntas similares