Ciro Flamarion Cardoso e Ana Maria Mauad (1997) são historiadores cujas reflexões igualmente são significativas para pensarmos sobre os procedimentos de uso da fonte fílmica. Ambos observam que é importante que a respectiva utilização ocorra em sintonia com uma prática pedagógica prévia, evitando-se que o filme venha a ser usado apenas para confirmar dada versão sobre o passado. CARDOSO. Ciro Flamarion; MAUAD, Ana Maria. História e Imagem: os exemplos da fotografia e do cinema. IN: CARDOSO. Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (orgs). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Editora Campus, 1997. Assim, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Ao escolher um documento fílmico, o docente deve conduzir seus alunos a assistirem os filmes com criticidade e tal cuidado deve ser ainda maior diante de filmes de cunho histórico. PORQUE II. É comum que essas narrativas sejam romanceadas. Nesses casos é preciso estimular os educandos para que percebam possíveis imprecisões temporais, anacronismos e militâncias. Assinale a alternativa correta:
Respostas
Com base no caso acima, que discute filmes históricos, a resposta é Alternativa 1: Asserções I II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Conceito de Filme Histórico
O cinema é um dos meios de comunicação que tem uma grande influência na formação da mentalidade das pessoas. Além disso, os filmes são um meio de transmitir mensagens importantes ao público de uma forma divertida e divertida.
O objetivo de fazer um filme com o tema das questões sociais é tornar os espectadores mais sensíveis e conscientes das questões sociais ao seu redor.
Os filmes também permitem que o público seja imerso na história, se torne um com os personagens, para que a mensagem seja inserida na história. Isso pode ajudar no processo de terapia e obter inspiração positiva para o autodesenvolvimento.
Completando as questões acima, da seguinte forma:
Alternativas
Alternativa 1: Asseres I e II são pro verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2: Asseres I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3: A afirmação I é uma proposta verdadeira, e a afirmação II é uma proposta falsa.
Alternativa 4: A afirmação I é uma proposta falsa, e a afirmação II é uma proposta verdadeira.
Alternativa 5: Asseres I e II são proposições falsas.
Saiba mais sobre filmes históricos: https://brainly.com.br/tarefa/1583709
#SPJ4