o jogo está relacionado a nossa esfera irracional, "se brincamos e jogamos, e temos consciência disso, é porque somos mais do que simples seres racionais, pois o jogo é irracional".
Respostas
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca do desenvolvimento infantil, podemos afirmar que todas as assertivas são verdadeiras, eis que os jogos consistem em atividades voluntárias que pertencem à cultura e que são uma forma de fuga da realidade, o que comprova seu caráter lúdico.
Sobre a relevância de brincadeiras e jogos no desenvolvimento infantil
As brincadeiras e jogos não são apenas fontes de lazer infantil, eles podem despertar tanto características sociais das crianças, como a ideia de coletividade, o aprimoramento da socialização, quanto características voltadas à psicologia, como o fortalecimento emocional e o senso de pertencimento, que estimulam a autoconfiança e segurança e, ademais, desenvolve ainda o campo intelectual, melhorando a capacidade cognitiva e o raciocínio.
Por fim, como sua pergunta está incompleta, é provável que o trecho abaixo seja o complemento do enunciado. Ressalto que a resposta acima foi dada com base nestas informações:
"HUIZINGA, J. Homo Ludens. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
Considerando a afirmação acima, a seguir analise as afirmações:
I. O jogo é parte constituinte da cultura humana.
II. O jogo também é considerado uma atividade voluntária que nos dispomos a realizar e também caracteriza- se pela liberdade.
III. [...] o jogo não é vida ‘corrente’ nem vida ‘real’. Pelo contrário, trata-se de uma evasão da vida “real” para uma esfera temporária de atividade com orientação própria."
Saiba mais sobre desenvolvimento infantil em brainly.com.br/tarefa/52025130
#SPJ4