A pandemia da Covid-19 tem afetado não somente a dinâmica das relações de trabalho, mas também a saúde mental dos profissionais que estão trabalhando à distância. Segundo pesquisa feita pela LHH do Grupo Adecco, empresa suíça de recursos humanos que atua em 60 países, 38% das pessoas ouvidas dizem ter sofrido da Síndrome de Burnout, ao longo de 2021. Para 45% dos líderes mais jovens, que fazem parte da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), o trabalho remoto e/ou híbrido desencadeou aumento da Síndrome de Burnout e o deterioramento da saúde mental. Esse índice é de 42% entre a Geração Y (Millenials, 1983 e 1999); 35% entre a Geração X (1961 e 1982) e de 27% entre os chamados Baby Boomers (1945 e 1960). Situação essa que requer mudanças na condução do trabalho por parte das empresas e dos funcionários na busca por maior qualidade de vida no trabalho (QVT). Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2022 (adaptado). Partindo do contexto apresentado pela notícia, analise as afirmativas a seguir. I. A Síndrome de Burnout é decorrente da gestão inadequada da qualidade de vida no trabalho, tendo em vista que as empresas devem investir na promoção de um ambiente saudável, propício ao desenvolvimento de boas condições físicas, sociais, ambientais e psicológicas. II. As empresas precisam adotar fatores de qualidade de vida no trabalho (QVT) para reduzir os índices de Burnout, tais como, o cumprimento da justa jornada de trabalho, comunicação correta do significado das tarefas executadas, e remuneração justa e adequada ao trabalho. III. Para alcançar resultados de elevada performance e promover um ambiente saudável de trabalho, a liderança da empresa deve estabelecer metas cada vez mais elevadas aos colaboradores que desempenham suas funções de forma remota e presencial. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: III, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III
Respostas
Em relação às medidas de combate à Síndrome de Burnout, que tiveram um aumento expressivo de casos após a Pandemia da Covid-19 e as medidas tomadas para a promoção da qualidade de vida no trabalho, podemos afirmar que somente a asserção III é falsa. Sendo assim, a resposta correta é a alternativa 3.
O que é a Síndrome de Burnout?
A Síndrome de Burnout é definida como uma síndrome causada pelo esgotamento profissional. Constitui-se como um desequilíbrio de ordem emocional que possui como principais sintomas o esgotamento físico, o estresse e exaustão excessiva. O excesso de trabalho e o acúmulo de funções são as principais causas associadas ao desenvolvimento da síndrome.
Nesse contexto, torna-se necessário que as organizações desenvolvam estratégias para a promoção da qualidade de vida no trabalho, a fim de minimizar os casos de Burnout. Medidas básicas como o respeito à carga horária, salários justos e a divisão correta das atividades delegadas já são de grande contribuição.
Entenda mais sobre a Síndrome de Burnout aqui: https://brainly.com.br/tarefa/52478855
#SPJ4