Montesquieu (1689-1755) pensador francês e de inspirações iluministas, estabelece uma obra importante quando das análises na democracia e o contexto social de uma sociedade moderna. Essa modernidade só poderia surgir com a queda dos valores estabelecidos pela dominação absoluta do antigo regime. Sobre a relação entre democracia e cultura, na leitura de Montesquieu, analise as afirmativas: I - Para Montesquieu, o antigo regime avançou em seus aspectos democráticos e políticos, mas cristalizou valores culturais que permanecem até os dias atuais, como a crença de que a escolarização traz um avanço potencial para as nações. II - Para Montesquieu os valores culturais e democráticos se relacionam no antigo regime absolutista, dado que está presente na maior das monarquias absolutas da Europa do século XVII, na figura do rei Luís XIV, o rei sol. III - Para Montesquieu parece haver algo na cultura que é necessário para a democracia emergir e durar: uma força motivadora, irracional, como o temor, a honra ou a virtude, por exemplo, que refletia religiões, costumes e maneiras. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Respostas
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca da relação entre democracia e cultura para Montesquieu, podemos afirmar que a resposta correta está na letra D, ou seja, apenas a assertiva III é verdadeira.
Sobre relação entre democracia e cultura para Montesquieu
A primeira pessoa a formular uma teoria da democracia foi Montesquieu, em seu livro The Spirit of Laws, em 1748. Neste, ele argumentava que a democracia existia nos países onde as pessoas elegiam as autoridades e defendia que tais políticas precisavam ser adotadas pela maioria da população.
Segundo o filósofo, a relação entre democracia e cultura era notória e essa foi uma de suas ideias que mais influenciou muitos filósofos e intelectuais do século XVIII.
Para ele, a governança dependia de um conjunto de valores culturais, que eram traduzidos em leis e políticas. Ademais, ele também acreditava que não existia uma cultura que pudesse ser adequada a todos em todos os países, pois cada um deles possuía histórias, culturas locais, tradições, diferenças geopolíticas e religiões variadas.
Democracia e cultura são relações complexas e, quando não estão em harmonia, a democracia pode ser ameaçada.
Por fim, como sua pergunta está incompleta, é provável que o trecho abaixo seja o complemento do enunciado. Ressalto que a resposta acima foi dada com base nestas informações:
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) III, apenas.
e) I, II e III."
Saiba mais sobre a relação entre democracia e cultura para Montesquieu em brainly.com.br/tarefa/32517491
#SPJ4
Resposta:letra D
Explicação:.