John Dewey foi um filosofo e pedagogo nascido em 1859 que dedicou sua vida aos estudos e ao longo da sua carreira ele defendeu que os estudantes deveriam fazer parte de uma aprendizagem mais ativa e participativa. Nos dizeres de Pereira (2009):
Dewey destacava no processo de ensino aprendizagem que o conhecimento se torna significativo quando é adquirido através da vivência. Pois tanto professores como alunos possuem experiências próprias e que devem ser aproveitadas no cotidiano escolar. Dessa maneira além dos conteúdos formais o aluno teria a disposição algo concreto para apreender. E através das experiências compartilhadas no ambiente escolar, a aprendizagem e a produção do conhecimento seriam coletivas. Pois quando se vivencia e experimenta a aprendizagem se torna educativa e um ato de constante reconstrução.
PEREIRA, Eliana Alves et al. A contribuição de John Dewey para a educação. Revista Eletrônica de Educação, v. 3, n. 1, p. 154-161, 2009.
Considerando o texto apresentado e o seu conhecimento sobre John Dewey avalie as afirmativas:
I. Dewey buscava estabelecer uma sinergia entre experiências individuais e conteúdo programático.
II. Dewey defendia que os alunos não deveriam ter uma autonomia efetiva em seu processo de aprendizagem.
III. Dewey defendia que a educação deveria ser um meio de adaptar a criança ao mundo e ao convívio em sociedade.
IV. Dewey considerava a troca de experiências muito positivas para a formação dos alunos, mas para a aprendizagem o mais importante era os conteúdos formais.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
0
Resposta:1 e 3
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás