• Matéria: Ed. Física
  • Autor: leandroluan201488
  • Perguntado 3 anos atrás

Uma das provas mais importantes do atletismo é a corrida de revezamento. Nessa corrida, as disputas são feitas por grupos, o que requer um bom entrosamento por parte dos competidores, além de promover a cooperação e o espírito de equipe nos alunos.

Uma das partes mais difíceis da prova é a passagem do bastão, porque necessita muita técnica e precisão por parte dos participantes. Por isso, deve ser muito exercitada para evitar que ocorram erros.

Ao ser convidado para treinar uma equipe de revezamento, pense em atividades específicas para o treinamento da passagem do bastão para que seus atletas/alunos tenham êxito nesta tarefa.

Após testes em escala (considerando 1 como a pior nota e 10 como a maior) dos quatro atletas, você tem o seguinte diagnóstico

Respostas

respondido por: juninhoaquino56
2

Resposta:

Explicação:A passagem do bastão nas provas de revezamento é desafiadora e requer muita prática, pois necessita de sincronia entre a equipe. Na iniciação, as brincadeiras são muito valiosas, como, por exemplo, as brincadeiras de perseguição em que um aluno deve tentar alcançar o seu colega e tocá-lo. Nas primeiras simulações da passagem, podem-se utilizar diferentes ritmos. Para isso, podem-se utilizar música ou palmas.

Uma excelente forma de começar é exercitar a passagem com objetos maiores que o bastão, de forma lenta, focando especificamente no ritual de entrega, para, posteriormente, impor uma velocidade. Em seguida, deve-se empregar a velocidade e introduzir objetos menores.

Quando esse movimento estiver bem fixo, devem-se inserir as técnicas mais utilizadas, ascendente e descendente, e ver qual delas as duplas preferem utilizar. Caso o local não tenha a área de transição, ela pode ser desenhada com giz ou simulada com pequenas cordas.

b) Para facilitar o entrosamento, pode-se montar a equipe para ir treinando as duplas que vão realizar a passagem. Geralmente, coloca-se a correr primeiro o aluno/atleta que larga melhor. Quem encerra o revezamento é o mais rápido. Os atletas do meio precisam ser rápidos e bons na passagem e na velocidade de curva, pois são os únicos que irão realizar os dois movimentos de receber e passar o bastão.

Na escala utilizada no desafio, o atleta A, por ser o melhor em saída de bloco, deveria começar a prova; os atletas B e C, por serem bons na passagem e na velocidade de curva, seriam o segundo; e o atleta D, o último, pois tem a melhor velocidade máxima.

Perguntas similares