A Biossegurança é tema de permanente debate no meio científico e de polêmicos artigos na mídia. Legalmente a Biossegurança está vinculada a Lei No. 8974, de 5 de janeiro de 1995 (Presidência da República - Ministério da Ciência e Tecnologia) que trata do uso das técnicas de Engenharia Genética dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM’s). O Decreto No. 1. 752/95, acompanhando esta Lei, cria a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia que responde pela regulação, controle e fiscalização dos OGM’s em todo território nacional
Respostas
Todas as alternativas estão corretas, já que a biossegurança é a alternativa de proteger não só o profissional de saúde, mas também o paciente e o ambiente hospitalar. Dessa forma, torna-se notório o quanto a biossegurança é necessária.
Biossegurança e suas características
Já sabemos que a biossegurança é a segurança no ambiente de saúde, portanto, alguns equipamentos são considerados como indispensáveis para promover essa segurança. Esses são conhecidos como equipamentos de proteção individual, e servem para garantir que o profissional de saúde não seja afetado enquanto está cuidando do paciente.
Como exemplos de EPIs podemos citar as luvas, que permitem o contato direto com o paciente, os sapatos fechados, que proporcionam maior segurança para os membros inferiores. Além disso, ainda existe um descarte apropriado para o lixo hospitalar, afim de evitar acidentes.
- Continuação da questão:
Os itens de proteção servem para assegurar a qualidade de vida de todos os envolvidos no processo de atendimento, seja o profissional ou o paciente. Considerando o fragmento de texto acima, a seguir avalie as afirmações:
I. Luvas, toucas, jalecos e sapatos fechados são exemplos de EPI’s necessários para a proteção de profissionais de saúde durante os atendimentos.
II. A biossegurança atua na manutenção das boas práticas em laboratórios, com os agentes biológicos que os profissionais da saúde se encontram expostos.
III. Além dos instrumentos de proteção ao profissional e paciente, a biossegurança ainda dispõe sobre normas de limpeza e esterilização dos ambientes em que são realizados os procedimentos.
IV. Os vírus, fungos, bactérias parasitas e protozoários são os maiores responsáveis por transmitir moléstias aos seres humanos, principalmente na realização de procedimentos dentro de hospitais, clínicas e salões de beleza.
Leia mais sobre Biossegurança: https://brainly.com.br/tarefa/16113031
#SPJ4